Ensino Superior: candidaturas à 3ª (e última) fase de acesso terminam hoje. Eis as vagas disponíveis
Termina esta terça-feira o período de candidatura à 3ª Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.
Na 3ª fase do concurso nacional as vagas fixadas para cada curso em cada Instituição de ensino superior são distribuídas por um único contingente. Segundo as informações da Direção-Geral de Ensino Superior, há 3.030 vagas em cursos universitários e politécnicos. Pode consultar as vagas em baixo:
Até ao momento já há mais de 50 mil alunos que conseguiram entrar num curso universitário ou politécnico. Os resultados desta última fase vão ser conhecidos a 30 de setembro. É também nesse dia que começam as matrículas, terminando a 2 de outubro.
Recorde-se que na 2ª fase, estiveram a concurso 9.659 vagas iniciais, às quais acresceram 87 vagas adicionais e 2.011 libertadas por candidatos que já tinham realizado a matrícula, mas foram colocados noutro curso. Segundo dados do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, conseguiram colocação 41% dos 19.644 candidatos, deixando de fora mais de metade.
Como é feita a candidatura?
A candidatura ao ensino superior pelo concurso nacional é feita através do portal da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), devendo possuir para o efeito uma senha de acesso.
Para pedir atribuição de senha, deve preencher o formulário de pedido de atribuição de senha e seguir as instruções apresentadas.
Depois de submeter o pedido de senha, recebe uma mensagem de confirmação no endereço de correio eletrónico que indicou previamente no formulário.
Deve confirmar o pedido clicando no link que consta na mensagem recebida. A confirmação gera um recibo do pedido de senha que deve imprimir e entregar no local por si indicado (escola secundária ou gabinete de acesso ao ensino superior), para que o mesmo seja certificado.
Após a certificação, recebe automaticamente a senha no seu endereço de correio eletrónico.
A senha é unicamente enviada para o endereço de correio eletrónico.
Depois de obtenção da senha junto da escola secundária ou GAES (Gabinete de Acesso ao Ensino Superior), os candidatos, se assim o entenderem, poderão iniciar sessão na plataforma da candidatura online com a chave móvel digital.
A Chave Móvel Digital é um meio de autenticação e assinatura digital certificado pelo Estado português que permite ao utilizador aceder a vários portais públicos ou privados, e assinar documentos digitais, com um único login. Este mecanismo associa um número de telemóvel ao número de identificação civil para um cidadão português, e o número de passaporte ou título/cartão de residência para um cidadão estrangeiro.
A ativação da chave móvel digital está disponível em www.autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital.