“Ninguém está acima da lei e fora do alcance das sanções americanas”: EUA confiscam avião de Nicolás Maduro

Os Estados Unidos confiscaram, esta segunda-feira, o avião do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que se encontrava na República Dominicana, que foi transferido para um aeroporto na Flórida, naquela que é uma nova escalada das sanções de Washington às autoridades chavistas. Este é “um facto inédito” que envia “uma mensagem clara” de que ninguém está acima da lei” e que “ninguém está acima do alcance das sanções dos EUA”, indicou um alto funcionário do Governo americano, em declarações à ‘CNN’.

O avião presidencial, avaliado em cerca de 13 milhões de dólares, permaneceu na República Dominicana nos últimos meses, embora os motivos não tenham sido revelados: as autoridades americanas informaram Caracas da apreensão, segundo informou uma fonte ao canal televisivo.

No início deste ano, os Estados Unidos impuseram novas sanções ao setor energético da Venezuela em retaliação por não terem organizado, na sua opinião, eleições livres. Uma situação que se agravou depois de uma parte da comunidade internacional não ter reconhecido a vitória de Maduro nas urnas.