Petição exige que Harry e Meghan paguem as suas despesas com segurança no Canadá

Milhares de canadenses assinaram uma petição onde exigem que Harry e Meghan Markle paguem as suas despesas com a segurança no Canadá, que deverão ascener aos seis milhões de euros anuais, após o polémico anúncio do seu afastamento da família real britânica.

Ana Rita Rebelo

Milhares de canadenses assinaram uma petição onde exigem que Harry e Meghan Markle paguem as suas despesas com a segurança no Canadá, que deverão ascener aos seis milhões de euros anuais, após o polémico anúncio do seu afastamento da família real britânica.

Apesar de irem viver durante metade do seu tempo para o Canadá, os duques de Sussex continuarão a ver a sua segurança paga por dinheiro público. Alguns jornais canadianos estimaram a factura dos custos relacionados com a protecção da família em aproximadamente 1,7 milhão de dólares canadianos por ano. Tal deu origem a uma petição na Internet, dirigida ao primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, que conta com mais de 90 mil assinaturas, foi criada pela Federação Canadiana de Contribuintes.

«Os canadianos desejam ao duque e duquesa de Sussex, Harry e Meghan, o melhor enquanto procuram a independência financeira», lê-se no texto da petição, embora entendam que «os contribuintes canadenses não deveriam ter que pagar as contas do casal».

Em declarações ao “The Independent”, o director da Federação Canadiana de Contribuintes Aaron Wudrick disse que «esse sentimento tornou-se ainda mais claro nas últimas semanas». «Eles querem mudar-se para aqui porque querem deixar a família real, mas parte disso também é pagar as suas próprias contas», frisou.

Já segundo o jornal britânico “The Sun”, o casal já se ofereceu para custear parte das despesas. 

Continue a ler após a publicidade

No passado sábado, recorde-se que Isabel II anunciou um acordo familiar, que estabelece que Harry e Meghan deixarão de ser «membros ativos» da família real e tampouco poderão usar o título de alteza real ou representar oficialmente a rainha de 93 anos. Harry, sexto na linha de sucessão, também renunciará aos seus deveres militares, aos quais tinha um apego particular.

Um dia depois, o príncipe falou pela primeira vez sobre essa decisão que abalou a monarquia. «Esperávamos continuar a servir a rainha, a Commonwealth e as minhas associações militares, mas sem receber dinheiro público. Infelizmente, isso não será possível», disse Harry, num jantar de caridade organizado em Londres.

Na prática, a partir de agora, o casal renuncia ao seu salário por fazer parte da família real e deverá reembolsar, por exemplo, os 2,8 milhões de euros gastos na reforma da sua residência no Reino Unido, pagos com o dinheiro dos contribuintes.

Continue a ler após a publicidade
Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.