Faturação excessiva motiva o maior número de queixas nas contas de energia. DECO recebeu quase 15 mil reclamações
Durante o ano de 2023, a DECO recebeu 14.488 reclamações de energia em 2023, sendo a maioria sobre faturação excessiva.
No Dia Mundial da Energia, celebrado hoje, 29 de maio, a DECO alerta para a urgência de se poupar energia, não só para reduzir a fatura mensal dos consumidores, mas também para ajudar a mitigar as alterações climáticas.
“A eficiência energética contribui para um ambiente mais saudável e sustentável e promove um uso mais consciente e responsável dos recursos energéticos. Adotar práticas de consumo eficiente permite ao consumidor pagar menos na fatura da eletricidade e gás e ajuda a construir futuro melhor e mais sustentável para todos”, escreve a associação de defesa do consumidor em comunicado.
Para ajudar os consumidores a poupar energia, a DECO desenvolveu a plataforma EVA, com o apoio da ERSE.
A plataforma EVA inclui informação e aconselhamento para permitir que o consumidor consiga reduzir a sua conta de eletricidade e gás até 40%, de acordo com a DECO. Para além disso, nesta plataforma, o cidadão encontra a Academia EVA que oferece cursos gratuitos que descomplicam a otimização do uso de energia em casa, capacitando os consumidores a fazer escolhas informadas e economicamente vantajosas.