Taylor Swift, que hoje dá o primeiro de dois concertos no Estádio da Luz, em Lisboa, e causou um verdadeiro ‘furacão’ de fãs, não é apenas conhecida pela sua música, mas também pelos seus gatos, que se tornaram estrelas nas redes sociais. No entanto especialistas em bem-estar animal estão a alertar os fãs para os perigos de imitarem as escolhas de animais de estimação da cantora.
Swift possui três gatos, incluindo dois da raça Scottish Fold, Olivia Benson e Meredith Grey. Esta raça é conhecida pelas suas orelhas dobradas, resultantes de uma mutação genética. Embora estas características conferem um aspeto adorável, em que os felinos ficam a parecer pequenas corujas, a mesma mutação causa osteocondrodisplasia, uma doença dolorosa que afeta o crescimento dos ossos e causa artrite.
Na Escócia, onde a raça teve origem e onde Swift atuará pela primeira vez no Reino Unido, depois de passar por Portugal, a criação de Scottish Folds é praticamente proibida devido a preocupações com o bem-estar animal. Outros países, como os Países Baixos, Austrália e Noruega, também impuseram restrições semelhantes.
Apesar das restrições, o número de Scottish Folds tem aumentado. A Cats Protection, uma instituição de caridade britânica de bem-estar felino, revelou que esta raça representa agora 3% dos 10,6 milhões de gatos do Reino Unido, um aumento significativo em comparação com menos de 1% em 2021.
Sarah Elliott, diretora veterinária da Cats Protection, explica ao The Guardian: “Não culpamos Taylor Swift por possuir estes gatos. Muitos donos não recebem as informações necessárias dos criadores. Descobrir que o seu gato tem uma condição incurável e que viverá com dor é devastador.”
Swift é conhecida pela sua devoção aos seus gatos, até mesmo mencionando que eles influenciaram a sua decisão de participar no filme “Cats”. Os seus gatos têm aparecido em vários anúncios publicitários, e uma estimativa sugere que Olivia Benson, um dos seus gatos, tem um valor de 97 milhões de dólares, ao lado da fortuna pessoal de Swift, que ultrapassa mil milhões de dólares.
Outras celebridades também possuem Scottish Folds, como Ed Sheeran, que tem um gato chamado Calippo. A presença da raça em filmes como “Argylle” também contribuiu para popularidade crescente da raça.
Os especialistas em bem-estar animal enfatizam que os Scottish Folds são frequentemente considerados gatos de estimação ideais devido à sua natureza dócil e amorosa. No entanto, Elliott adverte: “Os donos muitas vezes não percebem que a inatividade dos Scottish Folds pode ser causada por dores subjacentes.”
A Cats Protection e outras organizações de bem-estar animal estão a trabalhar para aumentar a conscientização sobre os problemas de saúde associados a esta raça e incentivam os potenciais donos a considerarem cuidadosamente as implicações antes de adquirir um Scottish Fold.














