Poupar combustível no inverno? Há três tecnologias no seu carro que ajudam a reduzir os gastos

Há certos recursos nos nossos carros que podem contribuir para uma redução dos gastos relacionados com o combustível em até 5%, segundo revelou esta quarta-feira a ‘International Drivers Association‘: o inverno tende a fazer aumentar o consumo – difíceis partidas do motor, diminuição na pressão dos pneus, aumento da utilização do sistema de aquecimento contribuem para o aumento do consumo de forma significativa. No entanto, há vários recursos inovadores que podem ajudar a quebrar o efeito.

Sistema Start-Stop

O sistema Start-Stop é uma inovação tecnológica que permite economizar combustível.

Como o próprio nome indica, esta tecnologia apaga o motor automaticamente quando o veículo está parado, como por exemplo num sinal vermelho e liga-o novamente quando o motorista pisa no acelerador. Este controlo automático reduz consideravelmente o consumo de combustível em momentos de inatividade.

Crê-lo ou não, este simples processo pode melhorar a eficiência energética em até 2%. Pode não parecer muito, mas no final do ano resultada numa economia significativa. As poupanças poderiam ser ainda maiores durante o inverno por causa de períodos de inatividade mais longos devido a engarrafamentos e condições de condução adversas.

Tecnologia de desativação de cilindros

Outro avanço tecnológico interessante é a desativação de cilindros, projetada para melhorar a eficiência do combustível. Esta funcionalidade permite aos motores, particularmente aqueles de seis ou oito cilindros, desativar alguns cilindros durante situações de carga baixa. Por exemplo, esta funcionalidade é ideal quando se conduz numa autoestrada livre.

Surpreendentemente, o uso dessa tecnologia pode fornecer uma economia no consumo de combustível de até 5%.

Características aerodinâmicas

As evoluções nas características aerodinâmicas têm contribuído enormemente para a economia de combustível. Os fabricantes de automóveis têm implementado várias funcionalidades que melhoram a capacidade de um carro se mover com menos resistência. Funcionalidades tais como a persianas da grade que se fecham quando menos refrigeração do motor é necessária, ou painéis debaixo da carroceria que suavizam o fluxo do ar debaixo do veículo.

Estes avanços no design não são somente para estética. No inverno, os motores do seu carro têm de trabalhar mais. Assim, esses recursos inovadores podem reduzir significativamente o consumo de combustível.

Cada característica aerodinâmica pode diminuir o uso de combustível em pelo menos 2 ou 5%.

Com estas funcionalidades, é possível diminuir os seus gastos com combustível durante o inverno e manter o ‘bolso aquecido’. “Lembre-se, economizar combustível não significa apenas percorrer menos quilômetros. Trata-se também de obter o maior proveito das funcionalidades do seu carro”, reforçou Dominic Wyatt, da International Drivers Association.

Ler Mais





Comentários
Loading...