Frio intenso chega à Rússia: temperaturas na Sibéria caíram para 58 graus Celsius negativos
O clima do Ártico tem-se feito sentir em partes da Rússia esta terça-feira, com as temperaturas na Sibéria a caírem para 58 graus Celsius negativos, indicou a agência ‘Reuters’: Yakutsk, uma das cidades mais frias do mundo, situada a cerca de 5.000 quilómetros a leste de Moscovo, estava coberta por nuvens geladas e neblina.
“Eu vim especialmente para Yakutsk para experimentar esse clima – então tenho sorte, pois em dezembro normalmente não se consegue isso”, referiu Danila à agência noticiosa. “Na verdade, não estou com tanto frio porque me preparei adequadamente”, disse. “Se eu não tivesse as roupas certas, ficaria congelado em minutos.”
As temperaturas em partes da República Sakha, uma vasta região um pouco menor do que a Índia e localizada no nordeste da Sibéria, caíram abaixo de -55 graus Celsius durante a noite.
Em Oymyakon, um assentamento em Sakha, a temperatura era de 58°C negativos esta terça-feira. Os meteorologistas garantiram que a temperatura seria de 63°C negativos, dada a humidade e o vento.
-49°C (-56,2°F) in Yakutsk airport weather station
Video – https://t.co/tZQ7iXOFny pic.twitter.com/TLe7iF0QmB— Kirill Bakanov (@WeatherSarov1) December 4, 2023
🔴 Temperatures in Siberia dip to -50 Celsius as record snow blankets Moscow. In the Sakha Republic, located in the northeastern part of Siberia and home to Yakutsk, one of the world’s coldest cities, temperatures fell below minus 50 C, according to the region’s weather stations… pic.twitter.com/EVGqgXkQ9Y
— Weather Updates PK (@WeatherWupk) December 5, 2023