Covid-19: Reino Unido antecipa campanha de vacinação devido à nova variante BA.2.86
O Reino Unido vai antecipar o início do seu programa de vacinação contra a gripe e a Covid-19 como medida de precaução depois de ter sido identificada a variante BA.2.86 da Covid-19 altamente mutada.
Cientistas garantiram que a BA.2.86, uma subvariante da Ómicron, pode não ter a capacidade de causar uma onda devastadora de doença grave e morte, dadas as defesas imunológicas em todo o mundo devido à vacinação e infeções anteriores.
Apesar das recomendações, o Ministério da Saúde britânico decidiu antecipar os programas anuais de vacinação junto da população mais velha e em risco em algumas semanas. “À medida que os nossos principais cientistas mundiais reúnem mais informações sobre a variante BA.2.86, faz sentido antecipar o programa de vacinação”, apontou Maria Caulfield, responsável britânica da Saúde.
A variante foi detetada pela primeira vez na Grã-Bretanha a 18 de agosto último e a campanha de vacinação vai arrancar a 11 de setembro, com os residentes de lares de idosos e pessoas de maior risco vão receber as vacinas primeiro.
Atualmente, não é classificado como uma “variante de preocupação” na Grã-Bretanha, que não tem restrições relacionadas com a Covid-19 desde fevereiro de 2022.