Ucrânia perde apenas cinco dos 71 tanques Leopard 2 fornecidos pelo Ocidente no âmbito da contraofensiva

Uma coligação de países da NATO – Canadá, Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Espanha e Suécia – prometeu à Ucrânia 10 Strv 122 – Leopard 2A5 modificados na Suécia –, 21 Leopard 2A6 e 74 Leopard 2A4. Todos, exceto 14 A4, já chegaram à linha de frente

Francisco Laranjeira
Agosto 29, 2023
14:14

Desde o lançamento da contraofensiva ao longo de vários eixos no sul e leste da Ucrânia, o exército ucraniano perdeu apenas cinco dos seus 71 tanques Leopard 2 fornecidos pelos aliados ocidentais. Segundo indicou a revista ‘Forbes’, houve pelo menos 10 tanques fabricados na Alemanha que sofreram danos mas foi possível a reparação e envio de volta para a linha da frente.

Mais importante ainda, é possível que quase todos os tripulantes dos cinco tanques destruídos – 20 pessoas no total – tenham escapado dos seus veículos antes de estes queimarem ou explodirem. “Mesmo o equipamento mais gravemente danificado é recuperado e levado para reparação”, explicou o soldado ucraniano Olexandr Solon’ko. “Pode-se substituir um pedaço de metal, mesmo que seja caro, mas não pode reparar uma vida humana.”

Uma coligação de países da NATO – Canadá, Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Espanha e Suécia – prometeu à Ucrânia 10 Strv 122 – Leopard 2A5 modificados na Suécia –, 21 Leopard 2A6 e 74 Leopard 2A4. Todos, exceto 14 A4, já chegaram à linha de frente.

Todas as perdas dos Leopard 2 ocorreram numa área entre Mala Tokmachka (a norte) e Robotyne (a sul) – recorde-se que os eixos que vão para sul, de Robotyne, através de Tokmak, até Melitopol, 80 quilómetros a sul, são o principal esforço das forças armadas ucranianas, conforme a contraofensiva chega ao seu terceiro mês.

Os ucranianos pretendem libertar Melitopol para cortar as linhas de abastecimento terrestre para a guarnição russa na Crimeia ocupada.

Com cinco tanques permanentemente fora de ação e até 10 em reparação, as brigadas ucranianas ainda partilham mais de 50 Leopard 2 ativos dos 71 da remessa inicial. Um novo lote de 14 Leopard 2A4, programado para chegar no início do próximo ano, deverá mais do que compensar as perdas.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.