A Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Imprensa (APImprensa) deu formalmente posse a novos órgãos sociais. A presidência da Direção passa a ser assumida pela DECO PROTeste Editores, e o Multipublicações Media Group está, pela primeira vez, representado na Direção.
“A imprensa e as empresas do setor enfrentam vários desafios no mundo contemporâneo que são, ao mesmo tempo, oportunidades para reforçar o seu papel enquanto garante de uma sociedade informada e democrática”, pode ler-se no programa de candidatura da lista encabeçada pela DECO PROTeste.
A agora presidente da APImprensa, Cláudia Maia, salienta que a diminuição de receitas publicitárias, o aumento do custo das matérias-primas, as falhas reiteradas na distribuição de jornais e revistas – aliadas a uma lenta e difícil transição para o digital –, e a rápida disseminação de desinformação nas redes sociais têm colocado em risco a sustentabilidade económica dos meios de comunicação social, mas também a credibilidade dos profissionais que nele operam.
“É preocupante ver que mais de metade dos concelhos em Portugal é ou está na iminência de se tornar num deserto de notícias, ou seja, não ter quaisquer jornais ou rádios aí sedeados”, lamenta Cláudia Maia.
Para além disso, destaca que “a mudança de hábitos no consumo de informação e a emergência de novas tecnologias obrigam-nos a pensar em novas formas de fazer chegar a informação aos públicos mais jovens, que são o garante da democracia e da sustentabilidade do setor”.
Desta forma, a Direção agora empossada diz ser necessário criar um plano de ação para a transição digital, que passará necessariamente pela definição de estratégias de produção, distribuição e monetização do conteúdo digital dos meios de comunicação social nacionais. “Olhando apenas para o universo das publicações das empresas associadas da APImprensa, mais de um terço não tem qualquer suporte digital. Temos um longo caminho pela frente”, defende a presidente da associação.
Outra das prioridades definidas pela nova direção passa por reforçar a representação dos associados junto de parceiros estratégicos nacionais e internacionais, que facilitem a criação de redes colaborativas para partilha de conhecimento, formação, discussão e aplicação de estratégias para o desenvolvimento e para a expansão do setor.
O programa da candidatura da lista vencedora contempla ainda outras iniciativas como a divulgação, aconselhamento e suporte aos associados na apresentação de candidaturas a apoios públicos e privados à inovação, as parcerias com empresas tecnológicas, com vista a promover a partilha de ferramentas para produção de conteúdos jornalísticos em ambiente digital, e o desenvolvimento de grupos de discussão sobre tendências e temas com forte impacto na comunicação social nos próximos anos, como inteligência artificial e sustentabilidade.
Cláudia Maia diz que Representar o setor da imprensa e os associados da APImprensa é para si um “desafio acrescido”, mas também o “prolongamento natural” do seu trabalho, e sublinha que “defender e apoiar as empresas de comunicação social portuguesas é sinónimo de melhorar a qualidade da informação que chega aos leitores e, como tal, de defender os cidadãos e a democracia”.
Por fim, a Direção agora eleita agradece e enaltece o trabalho realizado pela anterior direção e, em particular, por João Palmeiro, presidente da APImprensa e representante do Grupo Impresa Publishing ao longo de mais de duas décadas.
Assim, os corpos sociais da APImpresa são compostos da seguinte forma:
ASSEMBLEIA GERAL
- Membros efetivos
– Empresa do Diário de Notícias da Madeira
– Grupo Impresa Publishing
– Regivoz, Empresa de Comunicação
- Membros suplentes
– Minius Publicações
– Soberania do Povo Editora
– Sweetness Coordinates
DIREÇÃO
- Membros efetivos
– Deco Proteste, Editores
– Cofina Media
– Cooperativa Editorial Caldense
– CTCS – Composição Texto Comunicação Social
– Empresa Jornalística Região de Leiria
– Jornal do Fundão Editora
– Letras Dinâmicas
– MediaMarco Publicações
Multipublicações
- Membros suplentes
– Arcada Nova – Comunicação Marketing e Publicidade
– Editora Códigopro – Edição de Publicações Periódicas Unipessoal
– Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de São Pedro e Santiago de Torres Vedras
– Maronesa – Comunicação Social
– PressNordeste Unipessoal
– Primeira Hora – Editora e Comunicação
– Sojormédia Beiras
– Time Out Portugal
CONSELHO FISCAL
- Membros efetivos
– Associação Nacional dos Ópticos
– Jorlis, Edições e Publicações
– Ordem dos Revisores Oficiais de Contas
- Membro suplente
– HoW – House of Words














