O seu telemóvel foi hackeado? Saiba como é possível ter noção se estão a escutar as suas chamadas ou a aceder aos seus códigos

Privacidade é, cada vez mais, um dos bens mais preciosos e importantes para uma pessoa – num mundo onde estamos constantemente conectados, os cibercriminosos têm por alvo as informações que armazenamos nos nossos smartphones

Francisco Laranjeira
Junho 1, 2023
19:03

A privacidade é, cada vez mais, um dos bens mais preciosos e importantes para uma pessoa – num mundo onde estamos constantemente conectados, os cibercriminosos têm por alvo as informações que armazenamos nos nossos smartphones. Assim, cresce a probabilidade de o seu telemóvel possa ter sido hackeado.

Mas, de acordo com o jornal espanhol ‘El Economista’, temos forma de saber se alguém se infiltrou no nosso dispositivo? Se se recordar que os seus dados pessoais são valiosos na ‘dark web’, assim como as suas informações bancárias, então o seu dinheiro no banco também pode ser alvo dos hackers.

A primeira e mais clara indicação de que alguém tem acesso ao smartphone é começar a detetar atividades estranhas no seu telefone, tais como desligar ou reiniciar sem aviso prévio, os contatos a desaparecer ou a serem adicionados novos – ou começar a receber mensagens de estranhos.

Se o seu dispositivo começar a superaquecer, a bateria a esgotar-se extremamente rápido sem que mal tenha usado o smartphone ou esgotar os dados móveis sem ter navegado muito são também sinais a que deve ter atenção.

Se suspeitar que alguém está no seu smartphone, deve executar duas ações. A primeira é verificar se as suas chamadas estão a ser desviadas e para isso você ter disponível o código MMI do seu smartphone – pode encontrar o código se clickar em *#62#, como se fosse fazer uma chamada – se isso não funcionar, vá a Configurações e procure a palavra desvio.

A outra forma de verificar é com o número IMEI – como o ID do seu telefone. Para saber, deve clickar em *#06# nas chamadas, se ao fazê-lo o código que aparece tiver dois zeros no final significa que alguém está a ouvir as suas chamadas e caso apareçam três zeros significa que têm acesso às suas ligações, mensagens e até mesmo aos arquivos e fotos.

O que pode fazer para corrigi-lo?

Em primeiro lugar, deve desativar o reencaminhamento de chamadas, através das Configurações e indo à secção de encaminhamento de chamadas ou através do código **##002#. A outra opção é formatar o smartphone e para apagar tudo – é importante lembrar que deve fazer um backup antes.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.