Covid-19: OMS recomenda que novas vacinas tenham como alvo as variantes dominantes XBB. Estirpe original já não circula entre pessoas

Um grupo consultivo da Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que as doses de reforço contra a Covid-19 deste ano sejam atualizadas para atingir uma das variantes XBB atualmente dominantes.

“As novas formulações devem ter como objetivo produzir respostas de anticorpos para as variantes XBB.1.5 ou XBB.1.16”, apontou o grupo, acrescentando que devem ser consideradas outras formulações ou plataformas que alcançam respostas de anticorpos neutralizantes contra as linhagens XBB.

O grupo sugeriu que não se inclua mais a variante original da Covid-19 em vacinas futuras, uma vez que o vírus já não circula em seres humanos e as vacinas direcionadas a essa estirpe produzem “níveis indetetáveis ou muito baixos de anticorpos neutralizantes” contra as variantes atualmente em circulação.

A Pfizer/BioNtech, Moderna e Novavax já estão a desenvolver versões das respetivas vacinas direcionadas a XBB.1.5 e outras estirpes circulantes atualmente.

As vacinas de reforço bivalente desenvolvidas e distribuídas em 2022 tiveram como alvo duas variantes diferentes – a Ómicron e o vírus original.

No final de março último, a OMS reviu as suas recomendações de vacinação contra a Covid-19 e sugeriu que crianças e adolescentes saudáveis ​​podem não necessariamente precisar de uma injeção, mas que grupos mais velhos e de alto risco devem receber um reforço entre seis e 12 meses após a última vacina.

Ler Mais