Tem feito sucesso em Taiwan: tanto os como os militares têm comprado emblemas que mostram um urso negro Formosan a esmurrar Winnie the Pooh — que aqui representa o presidente da China, Xi Jinping. Trata-se de um símbolo da resistência aos exercícios de guerra chineses — que os taiwaneses usam com orgulho.
Os pilotos da Força Aérea de Taiwan estão a usar os emblemas como um símbolo de desafio contra a China, que vem conduzindo exercícios militares ao redor da ilha.
Xi Jinping, o todo-poderoso líder chinês, tem sido comparado ao personagem dos desenhos animados há anos. Tanto que as autoridades chinesas censuraram as imagens do urso. Mas quando começaram as comparações?
A primeira terá sido em 2013, quando Xi Jinping visitou os Estados Unidos. Uma imagem dele, a caminhar ao lado do então presidente americano, Barack Obama, gerou comparações entre os dois que se tornaram virais nas redes sociais.
#Chinese government blocks meme that compares Xi Jinping to Winnie the Pooh and #Obama to #Tiger! pic.twitter.com/HsP0RQ03DA
— Alfredo Medellín (@AlfredoMedelln) June 16, 2013
Houve novo episódio em 2014, desta feita com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe.
Trending on Weibo: Abe as Eeyore and Xi as a smug Pooh #APEC pic.twitter.com/lx53FzkVzu
— Deirdre Bosa (@dee_bosa) November 10, 2014
Desde 2015, segundo revelou a ‘Global Risk Insights’, as imagens têm sido censuradas na China – agora, 10 anos após a criação do meme original, a China continua a bloquear referências ao urso, personagem criada pelo autor britânico A.A. Milne.
Em março último, as exibições do filme ‘Winnie the Pooh: Blood and Honey’ foram mesmo canceladas em Hong Kong. Embora as autoridades não tenham dado um motivo para retirar o filme, há especulações que foram canceladas devido à censura chinesa.














