Inflação: Preços das marcas próprias dos hipermercados disparam 32% num ano

O cabaz de alimentos de marcas próprias dos supermercados, analisado pela Deco/Proteste subiu 32% de preço ao longo do ano passado, um aumento bem acima do praticado nos produtos com a marca do fabricante, que foi de 13%.

Executive Digest com Lusa
Abril 11, 2023
9:46

O cabaz de alimentos de marcas próprias dos supermercados, analisado pela Deco/Proteste subiu 32% de preço ao longo do ano passado, um aumento bem acima do praticado nos produtos com a marca do fabricante, que foi de 13%.

Em qualquer um dos casos, segundo a análise, citada pelo Correio da Manhã, os aumentos foram muito superiores ao valor da inflação, que em 2022 atingiu 7,8%, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística.

No cabaz analisado, com 30 produtos, a fatura final, que era de 32,25 euros em janeiro do ano passado, subiu para 45,15 euros em dezembro do mesmo ano. Por comparação, um cabaz com os mesmos produtos mas de marca subiu de 79,37 euros para 89,44 euros. Ainda assim, destaca a Deco/Proteste, continua a compensar comprar os produtos da marca própria dos supermercados, que representam uma poupança de 44,29 euros face às de marca de fabricante.

Olhando aos aumentos nas marcas próprias, no leite verifica-se um aumento de 81% (mais 0,87 euros), nas bolachas de 70% (mais 1,82 euros), 44% na massa espiral ou 23% no líquido para a máquina de lavar.

Por outro lado, registaram-se descidas no preço das marcas de fabricante em alguns produtos, como a massa espiral (4%) ou o detergente líquido para a máquina de roupa (20%).

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