Comprar uma casa nem sempre é um processo fácil. Pode ser longo e, muitas vezes, pode causar frustração. Mesmo depois de ter encontrado a casa que procurava e que se adequa, que nem uma luva, às suas expectativas, segue-se outro processo, que pode ser tortuoso: a aprovação do crédito à habitação.
Assim, se estiver numa situação profissional mais precária ou se, por exemplo, tiver falhado o pagamento em créditos que tenha contraído noutras alturas, a Compara Já aponta seis aspetos que os bancos mais valorizam e que poderão colocá-lo mais próximo do “sim” que quer ouvir.
Um bom historial de crédito
Qualquer instituição bancária quer garantir que o dinheiro que empresta voltará, pelo que é mais provável que atribuam créditos a pessoas que tenham um bom historial de pagamentos. Caso tenha falhado algum pagamento no passado, é possível que o banco possa levantar dúvidas sobre a concessão de um novo crédito.
Conta bancária no “vermelho”
Quando pedir um crédito ao banco, saiba que ter um saldo várias vezes abaixo do zero poderá indicar ao credor que será um pagador instável e que poderá contrair mais dívidas do que as que conseguirá pagar.
Assim, manter a conta sempre no “verde” dará ao banco um sinal de que tem capacidade para pagar o empréstimo contraído.
Estabilidade profissional
Os bancos querem que as pessoas a quem concedem empréstimos tenham uma fonte de rendimentos fixa, o que deriva de uma situação profissional estabilizada. Contudo, isso nem sempre depende de nós, visto que cortes nos vencimentos e despedimentos podem acontecer mesmo sem qualquer responsabilidade da pessoa em questão.
Dessa forma, pessoas com contratos de trabalho sem termo, que estejam integrados em empresas economicamente saudáveis e grandes, ou ser um funcionário de longa data, terão maior probabilidade de conseguirem um crédito.
Uma boa entrada
Ter capacidade para dar uma boa quantia para a entrada inicial no pagamento da casa que quer comprar é um grande ‘plus’. Dessa forma, o banco pode minimizar possíveis perdas que venha a sofrer se a pessoa a quem concedeu o empréstimo não cumprir com os pagamentos.
Dois titulares
Dizem os especialistas que ter dois titulares do crédito à habitação é um ponto positivo aos olhos dos bancos, sendo que, dessa forma, é possível diluir os riscos que a instituição poderá correr. Se um dos titulares ficar sem emprego, o banco poder ainda contar com o segundo para o pagamento das prestações mensais.
Ter mais de 25 anos pode ajudar
Quanto mais nova é a pessoa que procura um crédito, menor poderá ser a possibilidade de conseguir um empréstimo. Isto, porque ainda não existirá um historial de crédito em que o banco possa suportar as suas avaliações e porque é uma altura em que a estabilidade profissional poderá não ter ainda sido alcançada.
Por isso, ter uma relação de alguns anos com o banco a que está a pedir o empréstimo será uma ajuda, pois a instituição já o conhece. Assim, o primeiro passo será abrir uma conta nesse banco e começar a criar uma relação positiva.




