Taiwan abateu, pela primeira vez, um drone ao largo da costa da China
O Ministério da Defesa de Taiwan revelou esta quinta-feira que as forças militares do país abateram, pela primeira vez, um drone civil não identificado que tinha entrado no seu espaço aéreo numa pequena ilha a cerca de quatro quilómetros da costa da China, no condado de Kinmen.
O país informou que tentou afastar a aeronave não tripulada com tiros de aviso, mas que o aparelho não respondeu, o que levou ao seu abate. No entanto, não se sabe quem estaria a pilotar o drone.
Ainda esta terça-feira, o governo em Taipé tinha revelado que lançado tiros de aviso a um drone, também pela primeira vez, que entrou igualmente no espaço aéreo taiwanês momentos após a presidente Tsai Ing-wen ter dado ordem às Forças Armadas de Taiwan para tomarem “fortes contramedidas” face ao que considera ser provocações por parte do governo da China.
Contudo, Taiwan garante que não procura instigar qualquer conflito com Pequim, nem escalar as já tensas relações entre dos dois países, que se agudizaram depois de a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, ter visitado o Estado taiwanês contra várias e duras ameaças lançadas pela China para que essa viagem fosse cancelada.
Esta semana, a China desvalorizou as denúncias de Taiwan acerca de voos de drones chineses sobre o território taiwanês, que considera estar sob a soberania chinesa. No entanto, a presidente Tsai Ing-wen afirma que Pequim tem recorrido a drones para intimidar Taiwan.
Relata a ‘CNN’ que há quatro dias consecutivos que têm sido detetados drones a sobrevoar Kinmen, mas até agora nenhum tida sido abatido.