A empresa sueca Ikea anunciou esta terça-feira que as vendas online na Rússia vão terminar no dia 15 de agosto, explicando que todas as encomendas registadas antes dessa data vão ser processadas e entregues no atual mês e em setembro.
“A venda online de bens da Ikea (…) será concluída a 15 de Agosto de 2022, às 20h00, hora de Moscovo”, pode ler-se numa declaração a que a agência ‘TASS’ teve acesso.
A empresa explicou ainda que as lojas continuarão encerradas, mas as encomendas poderão ser levantadas e os clientes poderão fazer devoluções e trocas nesses locais.
A Ikea tinha aumentado recentemente a lista de cidades onde se poderiam fazer entregas para cidades onde não tinha lojas, como Volgograd, Voronezh, Penza, Perm, Saratov, Sochi, Tolyatti, Tumen, Ulyanovsk, e Chelyabinsk.
Em meados de junho, a empresa sueca de móveis disse que tomou a “decisão difícil” de reduzir os negócios na Rússia, tendo em conta que está a enfrentar uma deterioração significativa das cadeias de abastecimento em todo o mundo, depois de, no início de março, ter anunciado que estava a fechar as lojas na Rússia e a interromper todo o fornecimento no país e na Bielorrússia, apesar de ter continuado a pagar aos funcionários.
Tendo em conta a situação, a empresa disse não ver “nenhuma possibilidade de retomar as vendas num futuro próximo”.














