Delta Cafés: Um grupo de rosto humano
Delta foi a marca que obteve a melhor avaliação no estudo de Relevância e Reputação Emocional das marcas, realizado pela consultora OnStrategy. A empresa nacional conquistou os consumidores portugueses e recuperou a posição de liderança entre as mais de 2000 marcas auditadas neste estudo. «Sermos reconhecidos pelos portugueses é para nós motivo de orgulho. Esta distinção reflecte a nossa forte ligação com os consumidores e a nossa constante preocupação em acrescentar valor ao seu dia-a-dia, proporcionando novos e variados momentos de consumo resultantes da nossa aposta em inovação. É preciso fazer diferente e este resultado é o reflexo do nosso trabalho diário, o que nos motiva a fazer mais e melhor e a oferecer, cada vez mais, novas experiências únicas e de qualidade, continuando a merecer a confiança dos consumidores portugueses ao longo do tempo», diz Marco Nanita, director de Marketing da Delta Cafés, à Executive Digest.
A relação com os consumidores portugueses é uma relação consistente e que resulta da constante preocupação de ouvir o consumidor e de acrescentar valor ao seu dia-a-dia há mais de 60 anos. A Delta rege-se por valores justos, transparentes e verdadeiros. Acreditam nas pessoas, e é por elas que dão diariamente o seu melhor. A relação de proximidade traduz-se no conhecimento das necessidades e motivações dos consumidores, clientes e parceiros. Aliás, a Delta Cafés é uma marca inclusiva, de todos e para todos, que proporciona diferentes experiências de partilha para todos os públicos. A empresa aposta desde sempre numa vasta gama de produtos que responda às necessidades dos diferentes targets, entregando novas propostas de valor acrescentado ao dia-a-dia dos portugueses.
VALORES
Desde a sua fundação, a Delta Cafés rege-se por valores sólidos e princípios humanos que se reflectem na criação de uma marca de rosto humano. «Os nossos valores de referência assentam na partilha, no diálogo, no empreendedorismo responsável e inovação disruptiva. Somos uma marca próxima e atenta às necessidades dos consumidores, orientada pela sustentabilidade e inovação no negócio. O nosso modelo de gestão assente na autenticidade das relações com as partes interessadas, contribui para uma relação contínua de proximidade e de confiança com os clientes e parceiros. Procuramos fazer parte do dia-a-dia dos portugueses, proporcionando novas experiências de consumo, por via da forte aposta do Grupo em inovação, qualidade e expertise», acrescenta Marco Nanita.
Para a Delta ter elevada reputação é um orgulho, mas também uma enorme responsabilidade. É procurar surpreender o consumidor diariamente, mas também procurar chegar cada vez mais longe e a fazer parte da vida de mais pessoas. A reputação constrói- -se ao longo do tempo através da relação com o consumidor. É a base de confiança e essencial para o sucesso de uma empresa. É o que os motiva a fazer todos os dias mais e melhor, surpreendendo o consumidor e proporcionando novos momentos de consumo, por via da forte aposta do Grupo em inovação, qualidade e expertise. «As marcas são construídas por pessoas e para pessoas e o sucesso só é possível com o empenho e o envolvimento de todos. Somos um grupo de rosto humano que estimula as pessoas, garante o seu crescimento e valoriza o seu futuro. Trabalhamos em conjunto e o nosso modelo assenta na criação e partilha de valor entre todos, o que nos leva a caminharmos diariamente na mesma direcção», destaca o director de Marketing da Delta Cafés.
A reputação de marca não se constrói da noite para o dia, é um processo que demora algum tempo. No entanto, todos os momentos de contacto com a marca são importantes, porque contribuem para uma ligação e percepção junto do consumidor, seja um momento mais simples ou até mesmo pontual. É imprescindível ser relevante em todos os momentos para gerar uma reputação de marca positiva. Quanto melhor for a percepção dos consumidores sobre uma marca, melhor será a sua ligação emocional e, consequentemente, contribuirá para uma relação de confiança.
A pandemia trouxe desafios às empresas e às marcas que têm uma forte ligação junto dos consumidores. No entanto, foi também um momento em que o consumidor valorizou mais o que é nacional. «A Delta Cafés adaptou-se a uma nova realidade, alterou rotinas e agilizou procedimentos de modo a continuar a responder às necessidades dos consumidores, sendo que o apoio ao canal Horeca e a quem estava na linha da frente para combater esta pandemia foi prioritário também», conclui Marco Nanita.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Reputação”, publicado na edição de Julho (n.º 196) da Executive Digest.