Oito dicas para iniciar e ter sucesso no próprio negócio

Como começar um negócio do zero, sem qualquer experiência na área? O que determina se será um sucesso?

Não existe nenhuma fórmula infalível para garantir que um negócio avança com sucesso. Contudo, seguir um determinado número de estratégias é fundamental.

O ZenBusiness listou algumas dicas que poderá entender seguir caso esteja a pensar iniciar o seu próprio negócio:

1- Comece em pequena escala antes de tudo. Os empreendedores de sucesso assumem riscos, mas riscos controlados, começando por testar uma ideia em pequena escala. De seguida, apoiam-se no que parece funcionar bem, ajustam o que é promissor e descartam o que foi desastroso.

2- Não se fixe em erros nem fique desmoralizado por eles. As pessoas de sucesso aprendem com os seus erros quando se deparam com eles e seguem em frente; se encontrarem um bloqueio, geralmente procuram um caminho alternativo ou, às vezes, escolhem um objetivo diferente e mais atingível.

3- Aprenda com os outros. Encontre mentores, junte-se a grupos de pessoas com uma forma semelhante de pensar, aprenda tudo que puder sobre o seu setor, participando também em conferências nessa temática; aposte em cursos oferecidos por especialistas.

4- Pense no que faz enquanto empresa. Acompanhe as receitas e despesas, mantenha o dinheiro da empresa separado dos fundos pessoais, descubra quais regulamentos sua empresa precisa obedecer.

5- Entenda a diferença entre trabalhar para si mesmo e construir um negócio contínuo. Se ambiciona construir um negócio, é necessário desenvolver métodos que permitam contratar outras pessoas para avançar com o trabalho do negócio enquanto o planeia; o potencial de crescimento pode ficar reduzido se não juntar outras pessoas à equipa.

6- Conheça investidores. Se o seu negócio precisar de investidores para crescer, faça o que puder para descobrir o que os investidores estão à procura e onde encontrar quem possa investir no seu tipo de negócio; participe em reuniões oferecidas pelos mesmos e aposta num argumento de venda para que possa usá-lo para despertar o interesse dos investidores.

7- Abrace o marketing digital. Mesmo que seja uma empresa local, é cada vez mais importante marcar uma presença digital tendo, no mínimo, um site profissional, uma lista de e-mail que permita comunicar com clientes e clientes potenciais regularmente, bem como assegurar a presença da marca nas redes sociais. É provável que os potenciais clientes procurem o seu negócio na internet antes de decidirem entrar em contacto.

8- Nunca pare de aprender e avançar com ideias novas. O que é lucrativo agora poderá não ser lucrativo no próximo ano ou daqui a 10 anos. Recuse a ideia “foi desta maneira que sempre fiz as coisas”. Esteja recetivo a novas ideia. Obtenha respostas lendo tudo o que puder sobre o seu setor e ouvindo os seus clientes.

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