Dez estratégias para construir uma equipa bem-sucedida

Para uma equipa ser bem-sucedida, é fundamental que haja colaboração entre os pares, cabendo ao líder a responsabilidade de encontrar as melhores estratégias para fazer com que a mesma se torne mais forte e aprenda a trabalhar em conjunto para cumprir as metas da empresa.

A Adecco Recrutamento Especializado listou 10 dicas para a construção de uma equipa de trabalho bem-sucedida.

 

1- Implementar atividades de coesão de equipas

Segundo a consultora, as atividades de coesão de equipas são uma boa oportunidade para os trabalhadores da empresa se conhecerem melhor entre si, pelo que os gestores podem organizar eventos especiais, atividades para “fomentar uma maior camaradagem entre os membros da equipa”, além de momentos como almoços de equipa, happy hours depois do trabalho, treino de ginásio, reuniões informais associadas a eventos festivos, trabalho de voluntariado.

 

2- Dê a todos a oportunidade de falar

É importante que todos os trabalhadores tenham a oportunidade de falar durante as reuniões. “Ao encorajar todos a ouvir enquanto os outros falam, todas as pessoas podem sentir que as suas ideias são valorizadas”, defende a Adecco, sublinhando que esse cenário contribuiu para um ambiente de maior motivação.

 

3- Realizar sessões de brainstorming

A Adecco sugere a realização de uma sessão de brainstorming real para fomentar uma maior colaboração entre os membros da equipa: “Antes de cada sessão, dê à equipa alguma informação básica sobre qual a tarefa ou problema que deseja discutir”.

 

4- Conhecer os papéis de todos

De acordo com a empresa, é importante que todos os trabalhadores saibam as funções dos seus colegas, nomeadamente sempre que algum novo funcionário se junta à equipa. “Poderá mesmo criar um documento que descreva as responsabilidades gerais de cada pessoa”, é uma das ideias apresentadas pela a Adecco, que sublinha que, desta forma, os trabalhadores saberão mais facilmente a quem poderão pedir ajuda.

 

5- Reconhecer os talentos de cada pessoa

“Uma boa equipa é constituída por pessoas que têm os seus próprios talentos individuais”, destaca a Adecco.

Nesse sentido, é importante apostar em que cada trabalhador desenvolva as suas capacidades únicas, em vez de esperar que todos sejam excelentes em tudo. Ouvir o que os mesmos fazem bem pode contribuir para a sua motivação.

 

6- Oferecer apoio e encorajamento

A Adecco sublinha que, durante os momentos de mais trabalho, encorajar os funcionários através de palavras de motivação é um passo fundamental. “Seja específico sobre o que cada pessoa está a fazer bem e dê orientações”, refere, sugerindo que esse cenário pode fazer com que os membros da equipa passem a fazer o mesmo.

 

7- Contratar personalidades diferenciadas

Contratar tanto introvertidos como extrovertidos pode ajudar a criar uma equipa mais equilibrada. Além disso, uma mistura de pensadores analíticos e criativos é boa. Ao ter uma mistura de personalidades, pode conduzir sessões de brainstorming obtendo melhores resultados. Cada pessoa pode oferecer a sua perspetiva única e os seus talentos para encontrar melhores soluções.

 

8- Celebrar o sucesso e a realização

A Adecco defende que os gestores devem celebrar os objetivos cumpridos das suas equipas, que poderá ser feito por meio de elogios individuais e públicos. Além disso, considera importante partilhar em privado elogios mais personalizados. “Comprar-lhes o almoço ou dar-lhes um cartão presente é uma forma simples de lhes agradecer a dedicação”; sugere.

 

9- Ser inclusivo

A consultora defende que cada elemento tem um ponto de vista único e experiências de vida que podem ser úteis para uma gestão mais solidário, sendo positivo considerar as diferentes tradições culturais no local de trabalho. “Encorajar e aceitar a diversidade é uma parte importante para que todos se sintam confortáveis a trabalhar em conjunto”, defende.

 

10- Estabelecer objetivos para a equipa

De acordo com a Adecco, é positivo ajudar cada elemento do grupo a estabelecer as suas metas, além de ser igualmente importante criar objetivos para toda a equipa.

“Explique o que espera que alcancem através do trabalho de equipa colaborativo. Os objetivos devem ser realistas para poderem ser alcançados e, ao mesmo tempo, suficientemente ambiciosos e desafiantes para ajudar cada pessoa a crescer no seu papel no seio da equipa”, aconselha a empresa suíça.

 

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