Comissão Europeia vai financiar projeto de 2,5 milhões de euros da escola de gestão da Universidade Nova

A Comissão Europeia selecionou para financiamento o projeto SOCIALinNOVA-HUB, a primeira ERA Chair da Nova SBE que, sob coordenação do Dean da Nova SBE, Daniel Traça, e de Anne-Laure Fayard, professora e reconhecida investigadora na área da Inovação Social, nomeada ERA Chair Holder da cátedra, ambicionam posicionar a escola de gestão portuguesa como a referência europeia da investigação em Inovação Social.

Fábio Carvalho da Silva

A Comissão Europeia selecionou para financiamento o projeto SOCIALinNOVA-HUB, a primeira ERA Chair da Nova SBE que, sob coordenação do Dean da Nova SBE, Daniel Traça, e de Anne-Laure Fayard, professora e reconhecida investigadora na área da Inovação Social, nomeada ERA Chair Holder da cátedra, ambicionam posicionar a escola de gestão portuguesa como a referência europeia da investigação em Inovação Social.

“É com orgulho que recebemos a Cátedra do Espaço Europeu da Investigação (ERA – European Research Area) pela primeira vez na nossa história. A área da Inovação Social é particularmente significativa no contexto atual”, explica Daniel Traça, Dean da Nova SBE, salientando que “perante uma realidade social e económica sem precedentes, são iniciativas de inovação social que irão certamente desempenhar um papel relevante na reconstrução da Europa fragilizada. O futuro hub de inovação social da Nova SBE será uma fonte fundamental de diferenciação e impacto para a nossa escola.”

“A inovação social e a atração de talento são eixos estratégicos da Universidade NOVA de Lisboa, cujo propósito é servir a comunidade através do conhecimento. Só assim podemos contribuir para uma sociedade mais equitativa, justa, coesa e inclusiva. À Nova SBE, os meus parabéns pelo trabalho desenvolvido, que a todos nos enche de orgulho”, afirma João Sàágua, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa.

Investigadora internacional Anne-Laure Fayard lidera ERA Chair SOCIALinNOVA-HUB

Este projeto de 2,5 M milhões de euros tem por base o pioneirismo e credibilidade que Portugal tem assumido na implementação de iniciativas de Inovação Social, assim como o forte envolvimento da Nova SBE em ações neste âmbito. O SOCIALinNOVA-HUB contribuirá para a implementação de mudanças estruturais na escola, ampliando a sua capacidade de investigação, visibilidade e competitividade.

Continue a ler após a publicidade

No momento, no âmbito da cátedra ERA Chair a escola de negócios portuguesa anuncia o recrutamento de professora e investigadora Anne-Laure Fayard para o cargo de ERA

Chair Holder. Anne-Laure Fayard é internacionalmente reconhecida pelo seu trabalho na área da Inovação Social, estando agora designada para formar uma equipa, com recrutamento de novos investigadores, de forma a desenvolver esta área na Nova SBE, atuando nas três dimensões principais de intervenção da escola – educação, investigação e envolvimento da comunidade.

Anne-Laure Fayard reconhece que se sente “entusiasmada por me juntar à Nova SBE como titular da Cátedra ERA em Inovação Social (SOCIALinNOVA-HUB) e assim tornar-me parte de uma comunidade vibrante de investigadores, professores e empreendedores, todos apaixonados por inovação social e sustentabilidade.” A responsável acrescenta que “esta é uma excelente oportunidade para expandir mais a minha investigação sobre colaboração intersectorial, inovação aberta e design centrado no ser humano para o impacto social, participando ao mesmo tempo no ecossistema de inovação da NOVA SBE”.

Continue a ler após a publicidade

Entre os objetivos do SOCIALinNOVA-HUB destacam-se a melhoria da qualidade dos programas de ensino em Inovação Social, o desenvolvimento de processos internos que contribuam para a consolidação da excelência da investigação, e a expansão das redes internacionais de investigação da escola. Esta ERA Chair irá também dar um forte contributo para a construção do Espaço Europeu de Investigação.

O projecto prevê também a cocriação de uma área de Inovação Social, em parceria com o Leadership for Impact Knowledge Center, tendo por base, não só as iniciativas sociais da escola, como também as iniciativas da consolidada rede de parceiros, incluindo as das instituições que apoiam o projeto (Ashoka, BPI/Fundação “La Caixa”, Câmara Municipal de Cascais, Fundação Calouste Gulbenkian, IES-Social Business School, Impact Hub, Maze, Portugal Inovação Social e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa).

O SOCIALinNOVA-HUB enquadra-se na missão da Nova SBE: “Ser uma comunidade dedicada ao desenvolvimento de talento e conhecimento que impacta o mundo”. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU) são um apelo universal e interdisciplinar para enfrentar os diversificados desafios sociais, económicos, ambientais, civilizacionais e políticos que a atualidade e o futuro apresentam, convidando ao envolvimento de todos os atores, incluindo as empresas, e esta é uma frente para a qual esta ERA Chair pretende contribuir.

“A escola tem como objetivo estratégico produzir conhecimento científico com impacto e relevância para a comunidade em geral e a ERA Chair contribui para este objetivo, pois permite atrair um grupo de professores e investigadores de referência na área da inovação social”, esclarece Miguel Ferreira, Presidente do Conselho Científico da Nova SBE, sublinhando que “a ERA Chair revela ainda a capacidade da Nova SBE atrair fundos de investigação internacionais.”

 

Continue a ler após a publicidade
Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.