DHL Express compra primeiros aviões de carga 100% elétricos
A DHL Express anuncia hoje um novo acordo com a Eviation no sentido de mudar a indústria da aviação: a empresa de logística afirma ser a primeira a encomendar 12 aviões eCargo Alice, totalmente elétricos e com emissões zero. O objetivo é formar a primeira rede elétrica Express do mundo, criando um setor mais sustentável.
A Eviation prevê entregar a primeira aeronave elétrica Alice à DHL Express em 2024, segundo avançam em comunicado. Trata-se de um veículo que pode ser pilotado por um só piloto e que tem capacidade para transportar 1.200 quilos de mercadoria.
Quanto à autonomia, deverá requerer 30 minutos ou menos para carregar por hora de voo e terá um alcance máximo até 815 quilómetros (o equivalente a 440 milhas náuticas). Os aviões Alice serão capazes de operar em todos os ambientes atualmente servidos por aviões a pistão e turbina.
«Acreditamos firmemente num futuro com uma logística de emissões zero», sublinha John Pearson, CEO da DHL Express. «Por isso, os nossos investimentos têm sempre o objetivo de melhorar a nossa pegada de carbono. No caminho para uma logística com operações limpas, a eletrificação de cada modo de transporte desempenha um papel crucial e irá contribuir significativamente para o nosso objetivo global de sustentabilidade de zero emissões», acrescenta o mesmo responsável.
Segundo John Pearson, a DHL Express é conhecida por ser pioneira na aviação e, agora, encontrou o parceiro certo para «descolar em direção a uma nova era de aviação sustentável».
Do lado da Eviation, o CEO Omer Bar-Yohay indica que transformar a indústria aeronáutica e criar uma nova era com aviões elétricos é o objetivo da empresa desde o primeiro dia. «A parceria com empresas como a DHL, que são líderes no transporte sustentável de carga, é uma prova de que a era elétrica está a chegar. Este anúncio é um marco significativo na nossa missão de transformar o futuro dos voos em todo o mundo», refere.