A vacina contra a covid-19, que está a ser desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, deverá ser aprovada para utilização no Reino Unido nos próximos dias.
De acordo com o Financial Times, a Agência Reguladora dos Medicamentos e Produtos de Saúde vai aprovar a vacina em breve, apontando a data do anúncio para esta terça-feira. Já o jornal Sunday Telegraph noticiou que a aprovação pode acontecer já esta segunda-feira, à medida que os profissionais de saúde se preparam para administrar as vacinas.
No entanto, o Departamento de Saúde do Reino Unido afirmou que a entidade reguladora deve ter tempo para avaliar devidamente os dados dos ensaios da vacina.
De acordo com o ministro britânico Michael Gove, a sua aprovação poderia acelerar o levantamento dos confinamentos rigorosos no país, que cancelaram as festividades de Natal para milhões de britânicos.
A vacina da AstraZeneca será provavelmente lançada na próxima semana se for aprovada nos próximos dias. O país ficará, assim a contar com mais uma vacina, além da da Pfizer-BioNTech, que até agora foi administrada a 600.000 pessoas no Reino Unido, de acordo com estatísticas governamentais.
Cerca de 30.500 infeções e 316 mortes foram registadas no Reino Unido no domingo. Os casos surgiram em Londres e no sul de Inglaterra, aumentando a pressão sobre os hospitais. A nova variante do coronavírus encontrada no Reino Unido é alegadamente mais transmissível e levou à implementação de restrições para os britânicos que pretendem deixar o país.














