Zelensky responsabiliza Rússia por sabotagem ferroviária na Polónia

Varsóvia responsabilizou dois cidadãos ucranianos que, segundo as autoridades polacas, terão atuado sob ordens russas

Executive Digest com Lusa
Novembro 19, 2025
13:32

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apontou hoje uma “ligação russa” nos recentes atos de sabotagem contra linhas férreas na Polónia, após uma conversa telefónica com o primeiro-ministro polaco, Donald Tusk.

Zelensky escreveu nas redes sociais que a convicção de Kiev é a de que “todos os factos indicam que há uma ligação russa por trás disto tudo”, acrescentando que “ninguém, além da Rússia, está interessado nisto”.

A linha férrea sabotada no fim de semana é utilizada para o envio de equipamento militar polaco para a Ucrânia.

Varsóvia responsabilizou dois cidadãos ucranianos que, segundo as autoridades polacas, terão atuado sob ordens russas.

Segundo Zelensky, Tusk partilhou detalhes fornecidos pelas agências de segurança e serviços de informações polacos, indicando que a rede social Telegram terá sido usada para organizar os atos subversivos e lançar uma campanha de desinformação contra a Ucrânia.

Durante a chamada telefónica, o chefe do Governo polaco apresentou também condolências pela morte de pelo menos 20 pessoas num bombardeamento russo na madrugada de hoje contra a cidade de Ternopil, no oeste da Ucrânia.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.