Volkswagen vai ter duas novas gigafábricas na Europa. Aposta nas baterias para EV é prioridade da construtora

A Volkswagen anunciou esta segunda-feira que se encontram a procurar localizações para instalar as suas novas gigafábricas para a produção de baterias em Espanha e no Leste da Europa.

André Manuel Mendes
Dezembro 13, 2021
16:09

A Volkswagen anunciou esta segunda-feira que se encontram a procurar localizações para instalar as suas novas gigafábricas para a produção de baterias em Espanha e no Leste da Europa.

A informação avançada pela ‘Reuters’ dá conta de que o anúncio será feito durante o primeiro semestre de 2022.

“Em 2030, a Volkswagen planeia abrir mais duas fábricas de baterias na Europa”, acrescentou o grupo em comunicado.

De acordo com o ‘Diário de Notícias’, Portugal chegou a constar de uma lista de possíveis países candidatos à construção da fábrica.

A construtora sublinhou ainda que pretende fundar uma empresa europeia para agrupar atividades de negócio relacionadas com a produção de baterias, por forma a otimizar a sua eficiência, com vista a tornar-se o fabricante líder mundial de carros elétricos.

No passado mês de maio o CEO da Volkswagen, Herbert Diess, anunciou que o construtor alemão queria realizar parcerias para avançar com os planos de construção de até seis fábricas de baterias na Europa até 2030.

De acordo com Diess, o gigante alemão não tinha capacidade suportar o total deste investimento sozinho: “Não podemos. Estamos à procura de parcerias”, reiterou Diess, aludindo ainda a uma eventual abertura do capital desses investimentos em bolsa para efeitos de obtenção de financiamento dos investidores.

A Volkswagen deu a conhecer, à data, as plantas das futuras fábricas de baterias, que deverão ter uma capacidade de produção de 240 GWh [gigawatts/hora].

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.