Com o novo T-Roc – produzido na Autoeuropa, em Palmela -, mais um modelo da Volkswagen alcançou a classificação máxima de cinco estrelas nos testes Euro NCAP. A excelente pontuação global é uma prova do conceito de segurança holístico do SUV compacto, que cumpre os critérios do atual e particularmente exigente protocolo de testes.
O novo T-Roc posiciona-se, assim, entre os melhores veículos do seu segmento. O Euro NCAP (European New Car Assessment Programme) anunciou esta quarta-feira os resultados mais recentes dos seus testes de segurança.
O novo T-Roc obteve pontuações elevadas nos testes realizados pelo reconhecido instituto europeu de proteção do consumidor. As avaliações incluíram a proteção de ocupantes adultos, proteção de crianças, proteção de utilizadores vulneráveis da estrada, bem como proteção de peões. Adicionalmente, a equipa de testes do Euro NCAP atribui grande importância à prevenção de acidentes. Também nesta área, o SUV compacto — equipado com numerosos sistemas de assistência à condução e travagem de emergência de série, mesmo na versão Trend — recebeu avaliações positivas por parte da comissão de testes.
Já em maio, o Volkswagen Tayron tinha recebido a cobiçada classificação de cinco estrelas. Além disso, as reavaliações Euro NCAP de 2025 aos modelos Golf, ID.3 e ID.4 confirmam que estes modelos da Volkswagen continuam a alcançar níveis de cinco estrelas, fruto de melhorias contínuas. Todos estes reconhecimentos demonstram, mais uma vez, que a Volkswagen está à altura da sua promessa “safety4all”: a marca aplica tecnologias avançadas de assistência à condução não apenas nos modelos premium, mas especialmente nos modelos de grande volume, reforçando assim o conforto e a segurança da mobilidade individual.
Sistemas de assistência de série do novo T-Roc em destaque:
· Travagem de emergência com deteção de veículos em sentido contrário ao virar, e assistência em manobras de desvio
· Monitorização da atenção do condutor e sistema de alerta ao condutor
· Função Auto Hold para o travão de estacionamento elétrico
· Assistente de arranque em inclinação
· Controlo da distância de estacionamento (sinais de aviso para obstáculos à frente e atrás)
· Controlo eletrónico de estabilidade
· Light Assist – controlo automático dos máximos
· Limitador de velocidade preditivo
· Cruise control com controlo de velocidade adaptativo (dependendo da versão)
· Assistente de tráfego cruzado frontal (Front Cross Traffic Assist)
· Travagem autónoma de emergência (Front Assist) com deteção de peões e ciclistas
· Park Assist Plus (equipamento de série nas versões Style e R-Line)
· Câmara traseira (Rear View) — de série a partir da versão Life
· Assistente de manutenção na faixa de rodagem (Lane Assist)
· Sistema de assistência à mudança de faixa (Side Assist) com alerta de tráfego traseiro e sistema de aviso na saída do veículo
· Reconhecimento dinâmico de sinais de trânsito
Sistemas de assistência opcionais disponíveis para o T-Roc:
· Pacote de estacionamento com:
– Car2X
– Park Assist com função de memória
– Park Assist Pro com função de estacionamento remoto
· Pacote tecnológico IQ.DRIVE com:
– Travel Assist, incluindo Lane Assist e Emergency Assist
– Sistema proativo de proteção dos ocupantes
– Câmara Area View
– Head-up display
Best-seller melhorado em todos os aspetos
O primeiro T-Roc foi lançado em 2017 e é o SUV mais bem-sucedido da Volkswagen a nível global, logo a seguir ao Tiguan. A nova segunda geração, agora apresentada, foi aprimorada em todas as áreas. Com novas motorizações híbridas, um interior renovado e de elevada qualidade — incluindo sistemas de infotainment, cockpit e interfaces de última geração —, mais espaço no habitáculo e na bagageira, e sistemas de assistência ao nível de segmentos superiores, o novo T-Roc deu um salto significativo em termos de evolução. A complementar tudo isto: um design novo, marcante e carismático.
EURO NCAP – referência de segurança
O Euro NCAP é uma organização europeia independente que avalia o nível de segurança dos novos automóveis desde 1997. Conta com o apoio de ministérios dos transportes europeus, clubes automóveis e associações de seguradoras, fornecendo aos consumidores informações abrangentes sobre a segurança dos modelos disponíveis no mercado. Os procedimentos de teste e os requisitos para sistemas de assistência de série e segurança passiva são regularmente atualizados — aproximadamente a cada dois anos — para acompanhar a evolução tecnológica e as expectativas de segurança.














