Os clientes executivos são, por norma, bastante exigentes na hora de escolher uma viatura. Claramente procuram uma marca ou modelo que lhes transmita total confiança e que vá ao encontro das suas necessidades e expectativas. É por esse motivo que, para esta tipologia de condutores, questões como a segurança, a fiabilidade, o conforto, a tecnologia e o design, são factores preponderantes no processo de escolha de uma viatura. A Volkswagen é uma marca atenta às necessidades desta tipologia de consumidores e posiciona-se com uma forte ofensiva de produto neste segmento.
Nesse sentido, a marca destaca o Novo Passat, que teve a sua estreia mundial em Agosto de 2023, com lançamento no mercado português em Julho deste ano. Está equipado com uma série de inovações, como um conceito intuitivo de visualização e utilização, um interior de alta qualidade, um novo sistema de controlo adaptativo do chassis, bancos de classe premium e unidades híbridas plug-in com autonomia elétrica até 120km. O Novo Passat representa a nona geração de um dos automóveis de dimensão média mais bem-sucedidos do mundo, com mais de 50 anos de história e mais de 30 milhões de unidades vendidas.
Ao conceber este modelo, a Volkswagen explorou plenamente o potencial da plataforma modular transversal na sua nova fase de desenvolvimento – MQB evo, abreviadamente. Kai Grünitz, membro do Conselho de Administração da marca responsável pelo Desenvolvimento, explicou: «Com o Novo Passat, priorizámos o elevado conforto de condução e de viagem que os clientes vão sentir de imediato. Isto é garantido, entre outros aspectos, pela maior distância entre eixos e novo sistema de chassis adaptativo com amortecedores de duas válvulas. O nosso novo conceito de ecrã e utilização é, também, muito intuitivo e os bancos de massagem com controlo climático demonstram o nosso padrão premium no interior».
A arquitectura interior foi concebida com base num novo conceito. Graças a materiais de alta qualidade e um isolamento acústico eficaz, a qualidade e o conforto gerais são elevados a um Novo nível. Os bancos dianteiros ergoActive vão estar disponíveis como opção. Estes bancos dispõem de regulação eléctrica (até 14 vias, consoante o modelo e o equipamento), além de funções de massagem e de refrigeração com diferentes configurações.
Do mesmo modo, a nova arquitectura do interior do Passat implementa sistematicamente o feedback dos clientes da Volkswagen com o objectivo de tornar a condução tão intuitiva quanto possível. Por isso, conta com um novo cockpit e um novo sistema de infotainment. O novo ecrã de infotainment de série mede 32 cm (12,9 polegadas). Há também um novo ecrã de 38 cm (15 polegadas) como opção, ou dependendo do equipamento. Os controlos tácteis iluminados encontram-se por baixo do ecrã de infotainment e são utilizados para regular funções como a temperatura interior e o volume. A Volkswagen oferece ainda, como opção, um novo head-up display que projecta a informação no para-brisas, ou seja, no espaço virtual à frente do veículo. Além disso, o volante multifunções volta a ter botões físicos – para facilitar ainda mais a condução.
ESPAÇO E SUSPENSÃO
O Novo Passat é muito maior do que o seu antecessor. O comprimento (mais 14 centímetros) aumenta o espaço para as pernas em mais 5 centímetros. A capacidade da bagageira é também aumentada em 40 litros para 690 litros (quando carregada até à altura dos encostos dos bancos traseiros), e ainda em 140 litros, para 1920 litros, quando o banco traseiro é rebatido.
Inúmeras inovações melhoram o equipamento deste novo modelo: maior rigidez de curvatura e maior força lateral de direcção do eixo traseiro de quatro elos (maior estabilidade do eixo traseiro e, portanto, maior segurança de condução), uma nova configuração de direcção eletromecânica, barras estabilizadoras e amortecedores modificados e adaptações para diferentes jantes. A relação de direcção mais directa e a distância entre eixos mais longa do Passat têm um efeito positivo adicional nas características de condução.
A Volkswagen oferece ainda uma geração mais desenvolvida do controlo adaptativo do chassis para o seu best-seller: a Suspensão Adaptativa DCC Pro com amortecedores de duas válvulas. Este sistema reage continuamente ao piso e à situação de condução, tendo em conta parâmetros como a direcção, a travagem e as manobras de aceleração. O amortecimento ideal é calculado para cada roda e ajustado nos amortecedores em frações de segundo. O condutor tem a opção de ajustar o DCC de acordo com as suas preferências – de muito confortável a muito desportivo. Por outras palavras: mais conforto e dinâmica.
Relativamente à iluminação, nos seus pacotes de configuração premium, o Passat oferece uma nova geração de IQ.LIGHT LED Matrix. Estes faróis são mais potentes e planos do que a versão anterior e possuem um feixe principal de alta performance com um alcance de cerca de 500 metros. Na traseira, o modelo possui uma faixa horizontal contínua de LEDs para os faróis traseiros.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Automóveis para executivos”, publicado na edição de Novembro (n.º 224) da Executive Digest.













