Esta sexta-feira vamos ter talvez um dos primeiros ‘dias de verão’ do ano: conte com sol e calor, com temperaturas que poderão, em alguns locais de Portugal continental, aproximar-se dos 30 graus, em claro contraste com o período mais fresco que temos assistido nos últimos dias.
De acordo com o IPMA, para esta sexta-feira, conte com “céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de mais nebulosidade por nuvens altas na região Sul e aumentando temporariamente de nebulosidade no interior durante a tarde”, assim como a “possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas zonas de serra durante a tarde”. Espere ainda “vento em geral fraco do quadrante norte, soprando, durante a tarde, moderado (até 25 km/h) no litoral oeste e de sudoeste na costa sul do Algarve”, sendo que “nas terras altas, o vento soprará fraco a moderado (até 30 km/h) de leste/nordeste, sendo por vezes forte (até 40 km/h) nas regiões Norte e Centro até ao meio da manhã”. Por último, “neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, em especial do litoral da região Centro” e uma “subida de temperatura, em especial da máxima e no litoral oeste.”
E para um fim de semana em que se vai comemorar o título de campeão nacional de futebol, o Rally de Portugal e as eleições legislativas, o que contar?
Já para sábado, boas notícias: “céu pouco nublado ou limpo, podendo apresentar períodos de mais nebulosidade no interior das regiões Norte e Centro durante a tarde” e “vento em geral fraco predominando do quadrante leste, soprando por vezes moderado (até 30 km/h) nas terras altas até meio da manhã, e rodando temporariamente para o quadrante norte no litoral oeste durante a tarde”. Por último, uma “pequena subida de temperatura, em especial da máxima”.
As temperaturas, rematou o site ‘Luso Meteo’, deverão subir entre 2 e 4 graus (nas mínimas) e entre 3 e 6 graus (nas máximas), pelo que haverá a sensação de se estar a caminhar para o verão. No entanto, não deve tirar já a toalha de praia: ainda há um bloqueio atmosférico e o calor sentido este fim de semana deve-se à aproximação de uma nova depressão, que se afasta esta sexta-feira dos Açores, e começa a deslocação a caminho da Península Ibérica.
Para domingo, a situação é mais incerta: é provável que o tempo se mantenha, maioritariamente seco, embora com aumento de nebulosidade, e possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos e ocasionais, em especial no litoral, regiões montanhosas, e extremo Norte do país.
Vejamos o que dirão os termómetros este fim de semana:
Lisboa – entre 14 e 29 graus
Porto – entre 13 e 25 graus
Viana do Castelo – entre 10 e 25 graus
Braga – entre 10 e 29 graus
Bragança – entre 8 e 25 graus
Vila Real – entre 10 e 25 graus
Aveiro – entre 12 e 24 graus
Viseu – entre 9 e 26 graus
Guarda – entre 7 e 21 graus
Coimbra – entre 11 e 28 graus
Castelo Branco – entre 13 e 26 graus
Leiria – entre 10 e 28 graus
Santarém – entre 11 e 30 graus
Portalegre – entre 12 e 26 graus
Setúbal – entre 11 e 28 graus
Évora – entre 9 e 30 graus
Beja – entre 10 e 30 graus
Faro – entre 14 e 26 graus
Funchal – entre 15 e 22 graus
Ponta Delgada – entre 13 e 19 graus.














