Vai ser proibido fumar em espaços públicos na Galiza, restrição entra em vigor amanhã

O Governo da Galiza vai implementar uma ordem que proíbe o consumo de tabaco em espaços públicos da região e que entra em vigor já a partir desta quinta-feira, dia 13 de Agosto.

Simone Silva
Agosto 12, 2020
14:47

O Governo da Galiza vai implementar uma ordem que proíbe o consumo de tabaco em espaços públicos da região e que entra em vigor já a partir desta quinta-feira, dia 13 de Agosto, de acordo com o avançado há instantes pela imprensa local.

Depois de se reunir com a comissão de saúde, o presidente da Galiza, Alberto Núñez Feijóo, anunciou esta quarta-feira a manutenção das medidas na região da Corunha, revelando também que a partir de amanhã terão inicio algumas restrições, nomeadamente a proibição de fumar em espaços públicos, onde a distância de segurança não possa ser cumprida.

Feijóo referiu que essa será uma das medidas que constam do despacho que está a ser elaborado e que deverá ser publicado esta tarde, altura em que também serão dados todos os detalhes e casos concretos em que a proibição se vai aplicar.

Esta medida em especifico foi proposta pela comissão de saúde da região devido ao «elevado risco de contaminação e infecção» por Covid-19 que o tabagismo representa, segundo Feijóo.

De recordar que no inicio de Julho, o Ministério da Saúde espanhol aprovou, por consenso, uma posição relativamente ao consumo de tabaco durante a pandemia da Covid-19, deixando o alerta para a possibilidade de os cigarros funcionarem como transmissores do novo coronavírus, recomendando que não se fume em ambientes sociais.

O documento sublinhou os novos riscos associados ao acto de fumar. Para além dos perigos para a saúde causados ​​pelo tabaco, a manipulação do próprio cigarro e o contacto dos dedos com a boca, podem contribuir para transmitir a Covid-19.

As autoridades de saúde espanholas referiram que fumar pressupõe a libertação de gotículas respiratórias, que «podem conter carga viral, tornando-se altamente contagiosas», para além disso, mencionaram ainda «o factor da distância social», que muitas vezes não é cumprido nestas situações.

Neste sentido, é recomendável que se sigam todas as medidas de higiene e segurança em relação ao consumo de tabaco, bem como a outros produtos relacionados.

«O consumo (de tabaco) deve ser evitado em ambientes comunitários e sociais, caso não seja possível, deve ser realizado em espaços abertos separados, aplicando as devidas medidas de higiene pessoal, nomeadamente a lavagem das mãos antes e depois de fumar», pode ler-se nas orientações do Ministério da Saúde de Espanha.

É ainda relembrado que o consumo de tabaco, demonstrou agravar a evolução de doenças respiratórias, sendo por isso um importante factor de risco para doenças cardiovasculares e oncológicas, bem como para diabetes, entre outras patologias.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.