Já estão a decorrer os primeiros trabalhos no local onde vai erguer-se a prisão mais alta do mundo. Irá nascer em Nova Iorque, no bairro de Chinatown, e está a gerar grande polémica.
A enorme torre terá 92 metros de altura e 15 andares, com uma capacidade de 900 camas para receber reclusos. A ideia, segundo noticia o The Guardian, é fechar a maior prisão de Nova Iorque, Rikers Island, até 2027.
Nesta prisão, 85% dos presos não foram ainda condenados e estão simplesmente a aguardar julgamento. E média estes detidos passam quatro meses ali, quatro vezes a média nacional dos EUA.
Assim, desenvolveu-se um projeto de ‘prisões em bairros’, em Brooklyn, Bronx, Queens e Manhattan. Segundo a responsável pelos projetos, Dana Kaplan, a ideia é que estas prisões, como a que vai nascer em Chinatown, fiquem mais perto dos tribunais, e permitam poupar tempo e meios às autoridades, e acelerar o sistema judicial.
A que será a prisão mais alta do mundo contará com centros de recriação, clínicas de saúde, zonas para visitas e salas para as crianças, que venham visitar detidos, possam brincar.
Ainda não se sabe exatamente quando estará construída, mas os trabalhos já vão atrasados devido à contestação dos moradores, comerciantes e população local, que reclamam que o ruído, pó e confusão causados pelas demolições estão a afetar negócios, restaurantes, lojas e casas da zona, especialmente junto a Baxter Street.






