A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa | NOVA FCT e a Hovione, empresa internacional fundada em Portugal, e especializada no desenvolvimento e fabrico de produtos farmacêuticos, assinaram hoje um acordo de colaboração com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimento científico e apoiar o desenvolvimento contínuo do Campus da Faculdade em Almada (Caparica) – o maior campus universitário do país.
O acordo foi formalmente assinado pelo Dr. Jean-Luc Herbeaux, CEO da Hovione, e pelo Professor João de Deus Sàágua, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa. Foi ainda assinado um Memorando de Entendimento pelo Professor José Júlio Alferes, Diretor da NOVA FCT. A cerimónia contou com a presença de Diane Villax, fundadora da Hovione, reforçando o compromisso de longa data entre ambas as instituições.
A parceria a dez anos inclui a renovação de um dos principais edifícios da Faculdade e o apoio à criação de um Parque de Ciência e Tecnologia na NOVA FCT – um espaço dedicado à inovação, ao conhecimento, sustentabilidade e tecnologia de ponta.
Como reconhecimento desta parceria, a NOVA FCT dará ao atrium principal do Edifício Departamental o nome de “Hovione Atrium”. Este espaço central e muito frequentado – um dos maiores do Campus – é utilizado diariamente por mais de mil estudantes, professores e investigadores, sobretudo das áreas de Química, Ciências da Vida, Conservação e Restauro e Ciências e Engenharia do Ambiente.
A Hovione irá integrar a Plataforma de Parceiros e será membro fundador dos futuros conselhos consultivos para o Planeamento e Desenvolvimento do Campus, bem como para a Inovação, Ciência e Sociedade.
A empresa irá também dar uma bolsa de mérito ao melhor aluno de Licenciatura ou Mestrado, num curso à sua escolha.
Em detalhe, o Memorando de Entendimento inclui as seguintes áreas de colaboração:
– Intercâmbio de conhecimentos e competências no campo técnico-científico e/ou com aplicabilidade académica;
– Desenvolvimento e promoção de atividades de formação (cursos, módulos, sessões, etc.) sobre temas propostos pela Hovione com relevância para o mercado de trabalho e para a empregabilidade dos estudantes;
– Atividades conjuntas de investigação e desenvolvimento;
– Coorganização de eventos científicos e académicos, incluindo congressos, colóquios, seminários, conferências e webinars;
– Apoio ao desenvolvimento do Campus da NOVA FCT.
“Este memorando é um exemplo notável de como a academia e a indústria podem caminhar lado a lado. A Hovione é uma empresa de referência para os nossos estudantes, professores e investigadores. Agrada-nos particularmente nomear um dos principais espaços da Faculdade de Hovione Atrium. Os próximos dez anos vão ser de estreita colaboração entre as duas entidades, num reflexo de uma das nossas principais preocupações: aproximar o ensino das empresas e da sociedade”, comentou o professor José Júlio Alferes, diretor da NOVA FCT.
“A relação da Hovione com a NOVA FCT já dura há mais de duas décadas. Para além do recrutamento de talento altamente qualificado, a nossa colaboração tem dado origem a diversas teses de doutoramento e mestrado desenvolvidas em contexto empresarial no âmbito do Hovione Research Program. É este compromisso duradouro com a colaboração científica e a educação que torna ainda mais significativo o reforço da nossa parceria – e o nosso apoio à criação do novo Parque de Ciência e Tecnologia”, afirmou Jean-Luc Herbeaux, CEO da Hovione.














