A Feedzai, tecnológica portuguesa especializada em inteligência artificial para prevenção de fraude, foi escolhida pelo Banco Central Europeu (BCE) para liderar o principal mecanismo de deteção de fraude e prevenção associado ao euro digital. O contrato tem um valor que pode variar entre 79,1 milhões e 237,3 milhões de euros.
Fundada em 2011 em Coimbra por Nuno Sebastião, Pedro Bizarro e Paulo Marques, a Feedzai alcançou o estatuto de unicórnio em março de 2021, ao ser avaliada em mais de mil milhões de dólares.
“Em parceria com a subcontratada PwC, a Feedzai forneceria um mecanismo central de deteção e prevenção de fraudes de última geração, garantindo total conformidade com as normas de segurança, privacidade e proteção de dados da União Europeia”, explicou a empresa. A Feedzai adiantou ainda que, “enquanto o acordo estabelece os termos para o trabalho futuro, o desenvolvimento efetivo das componentes, ou partes destas, vai ser decidido numa fase mais tardia”
Esta quinta-feira foi ainda anunciado o fecho de uma ronda de investimento de cerca de 75 milhões de dólares, que eleva o valor da empresa para mais de dois mil milhões de dólares.
Entre os novos investidores, apontou em comunicado, destacam-se a Lince Capital, a Iberis Capital e a Explorer Investments, enquanto a Oxy Capital e a Buenavista Equity Partners, já acionistas, voltaram a participar na operação.
“Esta nova ronda de investimento permite-nos continuar a liderar a inovação para defender as empresas do que venha a surgir, para que todas as formas de pagamento, até aquelas que ainda não foram concebidas, possam ser confiáveis e adotadas de forma segura”, afirmou Nuno Sebastião, cofundador e CEO da Feedzai.
A empresa sublinha que atualmente protege mais de 70 mil milhões de pagamentos em transações realizadas com cartões e débitos diretos.
Reconhecimento dos investidores
O CEO da Lince Capital, Vasco Pereira Coutinho, destacou a capacidade da tecnológica: “A capacidade da Feedzai em executar em múltiplas linhas de produto ao mesmo tempo que escala globalmente coloca-a entre a elite das empresas de software.”
Em 2025, a Feedzai concluiu também a aquisição da australiana DemystData, numa operação avaliada em cerca de 100 milhões de dólares. Foi apenas a segunda aquisição da sua história.














