Última chamada para o Ensino Superior: Arranca hoje 3.ª fase do concurso de acesso. Veja aqui as vagas

Arranca hoje a terceira e última fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) de 2025, que decorre até quinta-feira.

Pedro Gonçalves
Setembro 23, 2025
6:15

Arranca hoje a terceira e última fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) de 2025, que decorre até quinta-feira. As vagas disponíveis foram divulgadas ontem pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e podem ser consultadas no site oficial neste link.

As candidaturas decorrem exclusivamente online entre hoje e quinta-feira, 25 de setembro. Na segunda fase do concurso, apenas metade dos 16.594 candidatos conseguiu colocação, o que resultou em 8.824 novos caloiros nas universidades e politécnicos.

Segundo os dados da DGES, quase 4.900 estudantes entraram numa das 13 universidades públicas e os restantes nos institutos politécnicos. Ao todo, juntando a primeira e a segunda fases, o ensino superior público soma este ano pouco mais de 52 mil novos alunos, menos cerca de cinco mil em relação ao ano passado.

As instituições da capital destacaram-se nesta fase: a Universidade de Lisboa recebeu 1.036 novos estudantes e o Instituto Politécnico de Lisboa 623.

Quanto às vagas sobrantes, são sobretudo os politécnicos a apresentar maior disponibilidade. O Instituto Politécnico de Bragança lidera com 1.218 lugares, seguido do de Coimbra (634), Viseu (572) e Guarda (547).

Nas universidades, as vagas não preenchidas foram em menor número. O ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa conta apenas com sete lugares sobrantes e a Universidade Nova de Lisboa com 52. No extremo oposto, a Universidade de Aveiro dispõe de 310 vagas.

Mais de 9 mil lugares ainda por ocupar

No total, sobraram 9.313 vagas entre universidades e politécnicos. No entanto, a abertura efetiva destas vagas depende da decisão de cada instituição. A única escola sem qualquer vaga disponível nesta fase é a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa.

Em comunicado, os serviços do Ministério da Educação, Ciência e Inovação recordam que “cada instituição de ensino superior decide, para cada um dos seus cursos, sobre a abertura da terceira fase do concurso”, salientando que não é permitido abrir mais vagas do que as que ficaram sobrantes, acrescidas das que não venham a ser ocupadas por estudantes agora colocados.

De acordo com os dados da DGES, quase oito mil dos candidatos da segunda fase eram já alunos colocados na primeira fase, que decidiram tentar mudar de curso ou instituição. Houve ainda cerca de três mil estudantes que não tinham ficado colocados anteriormente e outros 5.595 que se candidataram pela primeira vez ao CNAES de 2025 nesta etapa.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.