UE sanciona reitor de universidade russa que oferece diploma de mestrado em… como quebrar sanções

“Achámos que seria uma boa ideia sancionar o reitor desta universidade para que ele tenha a oportunidade de partilhar a sua própria experiência com os alunos”, indicou um alto funcionário da UE, acrescentando que “espero que isso seja [visto como] um pequeno traço de humor”

Francisco Laranjeira
Outubro 24, 2025
12:47

A UE sancionou esta quinta-feira o reitor de uma universidade de Moscovo que iniciou um programa sobre como contornar as sanções ocidentais, relatou o jornal ‘POLITICO’.

“Achámos que seria uma boa ideia sancionar o reitor desta universidade para que ele tenha a oportunidade de partilhar a sua própria experiência com os alunos”, indicou um alto funcionário da UE, acrescentando que “espero que isso seja [visto como] um pequeno traço de humor”.

A Escola Superior de Economia anunciou em julho a abertura de um programa de mestrado de dois anos sobre violação de sanções, conforme noticiado pelo ‘The Moscow Times’. Formalmente chamado de Mestrado em Conformidade com Sanções, o programa prometia “estudos de caso ilustrando situações de risco reais enfrentadas por empresas russas e internacionais”.

Mas o programa de graduação não é o único motivo para listar o reitor, Nikita Anisimov. Já em 2023 — um ano após a invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia — Anisimov anunciou que a sua universidade financiaria a educação de soldados russos que participassem da guerra, afirmam os documentos legais da UE.

A medida simbólica, publicada esta quinta-feira depois que os líderes da UE concordaram com o 19º pacote de sanções à Rússia, congela os bens de Anisimov na Europa, se realmente tiver algum.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.