UE quer colocar carregadores de veículos elétricos a cada 60 quilómetros até 2026

Norma, que se articula como um ponto crucial no desenvolvimento e implementação de transportes de emissão zero, visa assegurar que existe uma rede de carregamento suficientemente ampla para garantir que os veículos que utilizam combustíveis alternativos possam reabastecer sem problemas

Francisco Laranjeira
Março 28, 2023
18:05

A União Europeia está a preparar os passos para tornar a adoção do veículo elétrico o mais fácil possível e esta terça-feira selaram um acordo para a instalação de pontos de carregamentos para veículos elétricos a cada 60 quilómetros até 2026.

O acordo informal, que ainda carece de ratificação, estabelece os requisitos mínimos para a implantação de infraestruturas de carregamento nos Estados-membros e propõe que sejam instalados pontos de energia de 400 quilowatts a cada 60 quilómetros, cuja potência deve aumentar para 600 quilowatts em 2028. Serão também instalados pontos de recarga para camiões a cada 120 quilómetros, com potência de 1.400 quilowatts, que serão ampliadod para 2.800 quilowatts em 2028. Já os pontos de abastecimento de hidrogénio estarão localizados a cada 200 quilómetros até 2031.

A norma, que se articula como um ponto crucial no desenvolvimento e implementação de transportes de emissão zero, visa assegurar que existe uma rede de carregamento suficientemente ampla para garantir que os veículos que utilizam combustíveis alternativos possam reabastecer sem problemas.

O acordo “pretende enviar uma mensagem clara aos cidadãos e partes interessadas para que sejam instaladas infraestruturas de recarga no espaço comunitário para combustíveis alternativos como o hidrogénio”, apontou o ministro das Infraestruturas da Suécia, Andreas Carlson, sublinhando que a medida vai incentivar a existência de mais capacidade de carregamento público nas zonas urbanas e nas autoestradas.

O preço nas estações de carregamento elétricas deve ser apresentado em quilowatt/hora ou minuto/quilograma e que os fornecedores devem estabelecer um sistema de pagamento por cartão de crédito ou débito. Paralelamente, o Executivo comunitário deve preparar um banco de dados sobre combustíveis alternativos até 2027.

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