A União Europeia, em âmbito do Conselho da UE, vai aprovar esta terça-feira a quinta parcela da assistência macrofinanceira à Ucrânia, no âmbito do Mecanismo de Apoio à Ucrânia, no valor de 1,351 mil milhões de euros.
“Os embaixadores da UE em Bruxelas aprovaram o fornecimento da quinta parcela do Fundo de Apoio à Ucrânia na última quarta-feira (na reunião do Coreper, no passado dia 29)”, informou o jornal europeu ‘Pravda’.
O pagamento ocorre após a Ucrânia cumprir importantes compromissos de reforma. No passado dia 8, a Verkhovna Rada aprovou dois projetos de lei de integração à UE: um sobre a criação de uma agência de pagamentos no setor agrícola e outro, em primeira leitura, sobre a legalidade e a transparência nas atividades do governo local, segundo o jornal ‘Evropeyska Pravda’.
Essas leis fazem parte das obrigações de reforma da Ucrânia para receber apoio financeiro da UE no âmbito do programa Ukraine Facility, que totaliza 50 mil milhões de euros.
Em setembro, a Comissão Europeia aprovou as alterações propostas pela Ucrânia ao “Plano Ucrânia” – um plano de reformas necessário para receber fundos da UE no âmbito do programa de apoio à Ucrânia.














