Ucrânia trabalhará com aliados num plano de cessar-fogo nos próximos 10 dias, garante Zelensky

Na linha da frente, a Ucrânia mobilizou-se para fortalecer as suas posições na estratégica cidade oriental de Pokrovsk, enquanto grupos de tropas russas se infiltravam na cidade, disseram os militares de Kiev

Francisco Laranjeira
Outubro 27, 2025
18:10

A Ucrânia e os seus aliados concordaram em trabalhar num plano de cessar-fogo nos próximos 10 dias, indicou esta segunda-feira Volodymyr Zelensky, na sequência da proposta de Donald Trump para interromper a guerra nas atuais linhas da frente.

“Alguns pontos rápidos — como um plano para um cessar-fogo. Decidimos que trabalharemos nisso na próxima semana ou 10 dias”, disse Zelensky, citado pela publicação ‘Axios’, garantindo que Kiev — em parte numa tentativa de pressionar a Rússia a negociar — estava a pedir ao Governo dos EUA não apenas mísseis Tomahawk, mas também “coisas semelhantes” que não exijam treino prolongado antes que militares ucranianos possam usá-los.

Na linha da frente, a Ucrânia mobilizou-se para fortalecer as suas posições na estratégica cidade oriental de Pokrovsk, enquanto grupos de tropas russas se infiltravam na cidade, disseram os militares de Kiev. As autoridades ucranianas disseram que as tropas russas renovaram as suas tentativas de capturar o principal centro de transporte na região de Donetsk.

“Os ocupantes, que entraram na cidade, não estão a tentar tomar posse, mas pretendem avançar mais para o norte”, disse a 7ª Unidade de Resposta Rápida das tropas aerotransportadas da Ucrânia, numa publicação nas redes sociais. “Ao fazer isso, o inimigo quer dispersar as nossas forças de defesa e bloquear os corredores logísticos terrestres.”

Zelensky disse que a Rússia concentrou a sua principal força de ataque contra Pokrovsk. “Há combates ferozes na cidade e nos arredores… A logística é difícil. Mas precisamos de continuar a destruir os ocupantes”, apontou.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.