A Ucrânia lançou, na madrugada desta quarta-feira, um ataque à base aérea de Taganrog, na região russa de Rostov, um dos principais centros de testes de aviação do país. De acordo com a publicação ’20Minutos’, o alvo central foi o A-60, uma aeronave experimental concebida na era soviética para testar armas a laser, que acabou totalmente destruída após sucessivas explosões.
Imagens e vídeos divulgados pelas autoridades ucranianas mostram o aparelho em chamas, enquanto vários hangares e edifícios da base — onde as forças russas realizam manutenção e modernização de bombardeiros estratégicos — foram igualmente atingidos. O A-60, lembrou o jornal espanhol, era um dos últimos exemplares deste programa experimental, cuja eliminação representa um golpe simbólico para Moscovo.
De acordo com os britânicos do ‘The Sun’, três pessoas morreram no ataque, que também provocou danos em habitações próximas. O bombardeamento insere-se numa série de ofensivas ucranianas contra alvos estratégicos em território russo.
A ofensiva envolveu o uso de drones e mísseis de cruzeiro para atingir múltiplos objetivos, incluindo refinarias e terminais de petróleo, numa operação coordenada destinada a danificar tanto instalações militares como infraestrutura energética.
O ataque ocorre num momento de tensão acrescida entre Moscovo e Kiev, numa fase em que prosseguem negociações de paz mediadas pelos Estados Unidos.
🚨🚨#WATCH A Ukrainian cruise missile hit Russia’s Taganrog airfield tonight, sparking a major fire.#Taganrog #Russia #UkraineWar https://t.co/r8g4gPyYFo pic.twitter.com/eOXuLmOsDi
— Reality Index (@Reality_Index) November 24, 2025
💥 Russia: A-60 experimental laser weapon plane and IL-76 confirmed destroyed in the Ukrainian strike on the Beriev Scientific and Technical Center in Taganrog. pic.twitter.com/LNuEzfZkLf
— Igor Sushko (@igorsushko) November 25, 2025



















