A Ucrânia atacou um navio de guerra russo numa ofensiva com drones marítimos lançada no Mar Negro. A Rússia afirmou ter travado o ataque antes de causar danos, mas imagens divulgadas nas redes sociais, que mostram a embarcação danificada no porto russo de Novorossiysk, provam o contrário.
Fonte militar ucraniana revelou à CNN que um drone marítimo com 450 quilos de explosivos atacou o navio russo, que tinha a bordo cerca de 100 militares. Esta é a primeira vez que um porto comercial russo é alvo de um ataque com drones ucranianos, desde início da guerra, há 18 meses.
Oficiais russos admitiram que o ataque foi tentado, mas afirmaram que não havia quaisquer danos a registar, e que tinham destruído os drones inimigos.
“Hoje, as forças armadas da Ucrânia, com uso de dois drones marítimos, tentou um ataque na base naval das Forças Armadas da Rússia em Novorossiysk”, diz o Ministério da Defesa no Telegram.
O governo afirma que outros navios russos destruíram os drones e que o ataque foi impedido. Mas vídeos divulgados nas redes sociais, por oficiais militares ucranianos, mostram o contrário.
Anton Gerashchenko, conselheiro do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, mostrou imagens que revelam o drone marítimo a aproximar-se do navio russo e a chocar contra este. Outras imagens, aparentemente gravadas mais tarde, mostram o navio muito danificado, inclinado para um lado enquanto é rebocado.
Se acordo com fonte dos Serviços de Segurança da Ucrânia, o navio em questão é o Olenegorkiy Gornya, e os danos levaram a que “não possa ser usado em missões de combate”. Não há mortes a registar.
A video appeared that reportedly shows a surface drone attacking a Russian landing ship.
"Olenegorskiy gornyak" (the attacked ship) is a large landing ship of the Russian Northern Fleet. Itt may have been brought into the Black Sea to strengthen enemy assault and landing groups.… pic.twitter.com/yocmEO9VF6
— Anton Gerashchenko (@Gerashchenko_en) August 4, 2023
This Russian Ropucha Class landing ship looks to not be having a great time after this mornings Ukrainian USV attack.
Pretty significant listing to the port side. pic.twitter.com/O2Mc19EF4C
— Oliver Alexander (@OAlexanderDK) August 4, 2023













