Donald Trump garantiu esta terça-feira que “deu instruções muito fortes” para que os EUA “varram” o Irão “da face da Terra” caso as autoridades iranianas decidam matá-lo.
“Tenho instruções muito claras: aconteça o que acontecer, eles serão varridos da face da Terra”, declarou, em entrevista à rede de televisão ‘NewsNation’, quando questionado sobre as supostas “ameaças de morte” feitas contra ele por Teerão. “Eles não deveriam fazer isso, mas deixei um aviso: aconteça o que acontecer, vamos explodir tudo, o país inteiro vai explodir todo.”
O presidente aproveitou a oportunidade para criticar o seu antecessor, o democrata Joe Biden, por “não ter dito nada” sobre declarações semelhantes feitas pelo Governo iraniano enquanto ele era presidente dos Estados Unidos. “Um presidente tem de defender outro presidente. Se eu estivesse aqui e eles (os líderes iranianos) ameaçassem alguém, mesmo que não fosse um presidente, como fizeram comigo, eu reagiria com firmeza”, afirmou.
As declarações do líder da Casa Branca chegam num momento de crescente tensão entre os Estados Unidos e Irão: uma onda de protestos antigovernamentais no país asiático, levou o presidente Masoud Pezeshkian a alertar no último domingo que qualquer ataque contra o líder supremo do Irão, o ayatollah Ali Khamenei, desencadearia uma “guerra total” entre os dois países.














