Trump apela de sentença de fraude civil de Nova Iorque que ameaça os seus negócios

Julgamento de 454 milhões de dólares (cerca de 416,9 milhões de euros) continua a ser uma ameaça significativa à saúde financeira do candidato presidencial republicano

Francisco Laranjeira
Julho 23, 2024
10:14

Os advogados de Donald Trump pediram esta segunda-feira que um tribunal de apelações anulasse a sentença de fraude civil de quase meio bilhão de dólares contra o ex-presidente, chamando-a de “tomada de poder não autorizada e sem precedentes” pela procuradora-geral de Nova York, Tish James.

O julgamento de 454 milhões de dólares (cerca de 416,9 milhões de euros) continua a ser uma ameaça significativa à saúde financeira do candidato presidencial republicano, refere o jornal ‘POLITICO’, mesmo que um painel de juízes de apelação estaduais tenha permitido que adiasse a entrega do valor total enquanto apela do veredito.

A penalidade financeira imposta a Trump e aos outros réus — incluindo os seus filhos adultos, Don Jr. e Eric, assim como vários parceiros comerciais — ocorreu depois de o juiz Arthur Engoron ter concluído, em fevereiro último, que o ex-presidente e sua empresa cometeram fraude ao inflacionar falsamente o seu património líquido para obter taxas favoráveis ​​de bancos e seguradoras.

No recurso, os advogados de Trump descreveram a decisão de Engoron como “errónea” e alegaram que o juiz “teve dificuldade para entender conceitos bancários básicos” – argumentaram ainda que Engoron rejeitou incorretamente uma decisão do tribunal de apelações sobre o estatuto de limitações. De acordo com a defesa de Trump, “o presidente está entre os atores imobiliários mais visionários e icónicos da história americana”.

De acordo com o recurso, nenhum banco ou seguradora foi prejudicado por qualquer uma das transações, dizendo que as empresas obtiveram lucros significativos.

Mesmo entre as inúmeras dores de cabeça legais de Trump, principalmente uma condenação criminal, o veredito de fraude civil representa uma ameaça única, já que Trump disse, em documentos judiciais, que não tem dinheiro para cumprir a sentença.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.