Trump ameaça Putin: “Consequências muito severas” se guerra na Ucrânia não parar após cimeira no Alasca

A declaração foi feita durante uma reunião virtual com líderes europeus, onde Trump deixou claro que o objetivo dos Estados Unidos é alcançar um cessar-fogo no encontro bilateral com Putin.

Pedro Gonçalves
Agosto 13, 2025
18:05

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu esta quarta-feira que haverá “consequências muito severas” caso o presidente russo, Vladimir Putin, não aceite pôr fim à guerra na Ucrânia, após a cimeira marcada para sexta-feira no Alasca.

A declaração foi feita durante uma reunião virtual com líderes europeus, ocorrida esta tarde, onde Trump deixou claro que o objetivo dos Estados Unidos é alcançar um cessar-fogo no encontro bilateral com Putin.

No mesmo encontro, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky reforçou que acredita que o líder russo está a tentar criar uma perceção de força antes da reunião com Trump desta sexta-feira. “Putin está a fazer bluff”, defendeu Zelensky, ao mesmo tempo que acrescenta que o Kremlin está “a tentar exercer pressão em todos os setores da frente ucraniana” de guerra.

Numa conferência de imprensa em Washington, em que deu conta das conversações hoje mantidas com vários líderes europeus e com o chefe de Estado ucraniano, Donald Trump sublinhou ainda o desejo de se reunir com Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky “quase imediatamente depois” da cimeira de Anchorage.

“Algumas coisas grandiosas podem ser alcançadas na primeira reunião, será uma reunião muito importante, mas tem de se preparar o terreno para uma segunda reunião”, disse Trump, indicando ainda que teve uma “conversa muito positiva” com os vários líderes europeus e com os representantes da União Europeia e da NATO.

A cimeira entre Trump e Putin, agendada para sexta-feira no estado norte-americano do Alasca, surge num momento de intensificação dos combates na linha da frente e de crescentes apelos internacionais para um cessar-fogo imediato.

*Com Lusa

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.