Foi lançado na Agroglobal a 10ª edição do Prémio Nacional de Agricultura (PNA), uma iniciativa que resulta de uma parceria entre o BPI e a Cofina e conta com o alto patrocínio do Ministério da Agricultura e o apoio da PwC. As candidaturas já se encontram abertas.
Anunciado hoje na Agroglobal, esta iniciativa é, segundo a Ministra da Agricultura Maria do Céu Antunes, de grande importância para “fomentar o empreendedorismo e trazer jovens para a agricultura portuguesa, valorizando a atividade agrícola como fator determinante da recuperação económica e do bem-estar social.”
Em comunicado enviado às redações, João Pedro Oliveira e Costa, Presidente Executivo do BPI, afirmou que a digitalização é uma “solução óbvia para assegurar a transição para a sustentabilidade e a manutenção dos mais elevados padrões de segurança alimentar”.
Assim, considera fundamental a criação de condições para um aumento da competitividade, a fixação de mão-de-obra qualificada e o fomento de inovação e o desenvolvimento de centros de competências especializados.
O PNA tem como objetivo “premiar os agricultores e as empresas portuguesas que se distingam como casos de sucesso no setor da agricultura em Portugal”. Desde a primeira edição já recebeu cerca de 7500 candidaturas e atribuiu cerca de 130 prémios e menções honrosas.
As candidaturas devem ser feitas em www.premioagricultura.pt até ao dia 7 de novembro de 2021. Os vencedores serão anunciados em janeiro de 2022.














