Esta sexta-feira, data incluída na tolerância de ponto decretada pelo Governo, vários serviços públicos estarão encerrados, enquanto outros mantêm atendimento normal. A medida, associada ao chamado “feriado” de Natal, visa conciliar o descanso dos funcionários com a manutenção do funcionamento de serviços essenciais.
AIMA e Estrutura de Missão continuam fechadas
A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) não terá atendimento presencial nesta sexta-feira. Os balcões da AIMA encerraram na véspera e só regressam na segunda-feira, dia 29 de dezembro.
A Estrutura de Missão, em fase final de funcionamento presencial, segue a mesma lógica. Os locais estarão fechados no dia 26 e só retomarão atendimento nos dias 29 e 30 de dezembro. Apesar do encerramento, os processos continuam a tramitar online. Caso seja necessário comparecimento presencial, os imigrantes serão convocados por e-mail, com indicação do balcão a que devem dirigir-se.
Lojas do Cidadão, Finanças e Segurança Social não funcionam
Outros serviços públicos de referência, como Lojas do Cidadão, repartições de Finanças e unidades da Segurança Social, também estarão encerrados hoje. O atendimento nestes serviços será retomado apenas na próxima segunda-feira, dia 29.
Consulado-Geral de Lisboa mantém atendimento
O Consulado-Geral de Lisboa é uma exceção: o atendimento estará a decorrer normalmente nesta sexta-feira, dia 26. Apenas nos dias 24 e 25 esteve fechado, garantindo assim apoio contínuo aos cidadãos que necessitam de serviços consulares.
Comércio e transportes públicos
No setor privado, os horários variam consoante o estabelecimento. Alguns centros comerciais retomam hoje o funcionamento normal, após encerramento no dia 25. Os bancos e os correios permanecem fechados neste dia de tolerância de ponto.
Quanto aos transportes públicos, o metropolitano de Lisboa funciona hoje em horários regulares, retomando a circulação completa após ajustes do dia de Natal. No Porto, os serviços também voltam ao normal nesta sexta-feira.














