Um menino de 4 anos morreu esta segunda-feira no Hospital Gemelli, em Roma, depois de ter sofrido uma insolação dentro de um carro estacionado ao sol em Olmedo, no noroeste da ilha italiana da Sardenha (oeste), onde estava de férias com os pais.
O incidente ocorreu no passado dia 6, quando os pais encontraram a criança inconsciente dentro do veículo da família, que estava estacionado em frente à casa onde estavam hospedados, noticiaram os meios de comunicação locais.
Os pais alertaram de imediato os serviços de emergência, tendo a criança sido internada na unidade de cuidados intensivos do Hospital Santissima Annunziata, em Sassari, na Sardenha, onde necessitou de reanimação.
Mais tarde, foi transferido de helicóptero para a capital italiana para receber cuidados especializados, mas morreu esta segunda-feira devido a danos cerebrais irreversíveis, informou o hospital em declarações divulgadas pelos meios de comunicação locais.
Segundo as primeiras reconstruções, a criança escapou ao controlo dos pais, que estavam a descansar durante as férias, e entrou no carro estacionado sob o sol abrasador.
Esta semana, Itália continua a viver uma intensa onda de calor, com temperaturas acima dos 35°C e picos que podem chegar aos 40°C em algumas zonas. As previsões meteorológicas indicam que esta situação se vai manter pelo menos até ao fim de semana.
As autoridades de saúde reiteraram as recomendações de proteção contra o calor extremo, com especial destaque para as populações vulneráveis, como crianças, idosos e doentes crónicos.













