Depois de um dia agitado de trabalho, quem nunca entrou em casa e foi direto ao congelador escolher um jantar rápido e fácil?
No entanto, é preciso algum cuidado: há alimentos que não podem ser cozinhados diretamente congelados, alertaram os especialistas da ‘Which?’, citados pelo tabloide britânico ‘Daily Mail’ – em particular, cinco que nunca deve cozinhar sem descongelar antes… sendo que alguns o podem surpreender. “Congelar alimentos é uma maneira simples e conveniente de reduzir o desperdício, manter o valor nutricional e economizar dinheiro”, explicou a ‘Which?, em colaboração com a Food Standards Agency (FSA)’. “Mas nem todos os alimentos podem ser cozinhados diretamente congelados.” E quais são?
1. Frango
Embora produtos de frango processados, como nuggets ou hambúrgueres, possam ir diretos ao forno, o frango cru nunca deve ser cozinhado congelado. “A FSA desaconselha fortemente cozinhar frango cru congelado, pois isso pode levar a um cozimento irregular e ao crescimento de bactérias”, explicou a ‘Which?’. “Enquanto a parte externa do frango pode parecer pronta, a parte interna pode permanecer mal-passada e levar mais tempo para atingir uma temperatura segura, criando condições ideais para bactérias, como Campylobacter e Salmonella.”
Em termos do processo de descongelamento, nunca se deve descongelar frango à temperatura ambiente: em vez disso, é melhor descongelá-lo no frigorífico, o que vai obrigar a planear as suas refeições com antecedência.
2. Salsichas
Algumas salsichas são vendidas congeladas e podem ser cozinhadas diretamente do congelador. No entanto, salsichas congeladas em casa vão sempre necessitar de ser totalmente descongeladas antes de serem cozinhadas, apontou a ‘Which?’. Se as for cozinhar imediatamente, utilize a função de descongelação do micro-ondas. Mas se for para cozinhá-los mais tarde, é melhor usar o frigorífico.
3. Carne picada
É um ingrediente prático para manter no congelador. Mas tem sempre de ser descongelada antes de preparar qualquer prato com ela – seja para uma lasanha ou um chili com carne. “Blocos de carne moída são densos, o que pode resultar em uma refeição mal cozida se não forem descongelados primeiro”, explicou a ‘Which?’. “Assim como o frango e as salsichas, parte da carne moída pode ficar mal-passada, aumentando o risco de intoxicação alimentar.”
4. Camarões ou mariscos
Outro alimento que precisa de ser preparado especificamente para ser cozinhados: na maioria dos casos, os camarões e outros tipos de frutos do mar devem ser descongelados antes de serem cozidos. “Cozinhar camarões congelados diretamente, sem seguir as instruções testadas, pode fazer com que a parte externa fique dura e cozida demais, enquanto o centro permanece frio”, apontou a ‘Which?’. “Isso pode aumentar o risco de sobrevivência de bactérias nocivas.”
Para melhores resultados, descongele os camarões no frigorífico durante a noite ou use a função de descongelamento do micro-ondas.
5. Refeições congeladas caseiras
Cozinhar e congelar refeições em grandes quantidades é rápido, fácil e economiza tempo e dinheiro.
No entanto, há o risco de que porções grandes e densas de refeições caseiras congeladas cozinhem de forma irregular.
Isso é especialmente verdadeiro para pratos em camadas que contêm laticínios ou carne moída, como lasanha ou tarte com carne picada. “Com refeições caseiras, é importante verificar se a comida está totalmente cozida e fumegante durante todo o processo”, aconselhou a FSA.














