TikTok ameaça suspender conta de André Ventura por dois vídeos polémicos

O TikTok notificou André Ventura, líder do partido Chega e candidato à presidência da República, com a ameaça de desativar a sua conta na rede social no prazo de 48 horas.

Pedro Gonçalves
Outubro 10, 2025
14:00

O TikTok notificou André Ventura, líder do partido Chega e candidato à presidência da República, com a ameaça de desativar a sua conta na rede social no prazo de 48 horas. A decisão prende-se com a publicação de dois vídeos considerados problemáticos pela plataforma: um relativo a Clovis Abreu, condenado inicialmente pela morte de um agente da PSP, mas posteriormente absolvido de homicídio qualificado, e outro sobre Charlie Kirk, influenciador político conservador norte-americano abatido a tiro em setembro deste ano.

A informação foi divulgada hoje, e colocou o político numa posição de confronto direto com a plataforma, alegando censura e ameaçando recorrer judicialmente.

Segundo a notificação da rede social, os dois vídeos violam as regras de comunidade. O primeiro vídeo referia-se a Clovis Abreu, figura polémica em Portugal, que chegou a ser condenado pela morte à pancada do agente da PSP Fábio Guerra, em março de 2021, mas foi posteriormente absolvido pelo Tribunal da Relação de Lisboa do crime de homicídio qualificado. O segundo vídeo tratava de Charlie Kirk, conhecido influenciador conservador norte-americano, morto a tiro a 10 de setembro, durante um evento na Universidade Utah.

No comunicado emitido pela plataforma, o TikTok alerta para uma “advertência de suspensão da conta” e concede a Ventura um prazo de 48 horas para apresentar recurso. Caso este não seja aceite, a conta será suspensa, o que implica a retirada de acesso aos 565 mil seguidores que o político detém na rede social.

Ventura reagiu prontamente e com indignação, considerando que esta medida é “gravíssima” e sublinhou que é “o político com mais seguidores em Portugal”. Num tom firme, afirmou que irá recorrer e que notificará a rede social, avançando mesmo com um processo judicial: “Avisarei o TikTok que os intimarei imediatamente em tribunal”, declarou.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.