Teve as suas notas queimadas ou danificadas nos incêndios? Veja como recuperar o seu dinheiro

Nem todas as notas de dinheiro estragadas estão perdidas. O Banco de Portugal (BdP) garante que, na maioria dos casos, é possível recuperar o valor das notas danificadas, desde que cumpridas algumas condições.

Fábio Carvalho da Silva e André Mendes
Agosto 30, 2025
16:00

Nem todas as notas de dinheiro estragadas estão perdidas. O Banco de Portugal (BdP) garante que, na maioria dos casos, é possível recuperar o valor das notas danificadas, desde que cumpridas algumas condições.

Tenha sido nos incêndios que afetaram o território nacional nas últimas semanas, em acidentes domésticos, como lavar dinheiro na máquina de roupa, rasgar notas, ou até anos de armazenamento inadequado… seja uma nota de cinco euros rasgada pelos filhos ou um “tesouro” antigo encontrado na casa dos avós, existe quase sempre uma forma de reaver o dinheiro.

O BdP e os bancos centrais europeus mantêm um controlo de qualidade rigoroso sobre as notas em circulação. Máquinas de triagem permitem substituir as notas demasiado danificadas ou sujas, garantindo que apenas notas de euro de qualidade elevada circulem. Notas com pequenos danos, como anotações ou marcas breves, não são consideradas intencionalmente danificadas.

Como trocar notas estragadas

A troca de notas é realizada pelo Banco de Portugal, desde que:

  • A autenticidade da nota seja confirmada;
  • Se não estiver inteira, a fração apresentada seja superior a 50%, comprovando-se que a parte em falta foi destruída;
  • O dano não tenha sido intencional.

No caso de notas intencionalmente danificadas, o reembolso não é possível.

A troca pode ser feita presencialmente nas tesourarias do Banco de Portugal ou por correio, através do serviço Correio Registado com Serviço Especial de Valor Declarado. Para ambos os casos, é necessário apresentar identificação completa e, se aplicável, os dados bancários para transferência do valor correspondente.

O BdP só efetua a troca se a autenticidade das notas for confirmada e os danos tiverem sido causados por acidente ou desgaste natural pelo tempo em circulação.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.