Termina hoje segunda fase de candidaturas ao Compete 2030 com 60 milhões de euros para PME

Termina hoje a segunda fase de candidaturas ao concurso do Compete 2030, um dos principais instrumentos de apoio à internacionalização da economia portuguesa, orientado para a promoção, prospeção e acesso das empresas nacionais a novos mercados internacionais.

Executive Digest com Lusa
Janeiro 30, 2026
8:00

Termina hoje a segunda fase de candidaturas ao concurso do Compete 2030, um dos principais instrumentos de apoio à internacionalização da economia portuguesa, orientado para a promoção, prospeção e acesso das empresas nacionais a novos mercados internacionais. Esta fase contou com uma dotação financeira de 60 milhões de euros, destinada a reforçar a capacidade de crescimento sustentável e a competitividade das pequenas e médias empresas.

O Compete 2030 tem como objetivo central estimular a presença das empresas portuguesas nos mercados externos, apoiando iniciativas que contribuam para a diversificação geográfica das exportações e para o aumento do valor acrescentado da economia. Através deste concurso, pretende-se criar condições para que as PME consigam consolidar estratégias de internacionalização mais robustas, adaptadas a contextos de elevada concorrência global.

Nesta segunda fase, o programa colocou uma atenção particular nas empresas localizadas nas regiões do Norte, Centro e Alentejo, territórios considerados estratégicos para o reforço da coesão económica e para a redução das assimetrias regionais. O apoio disponibilizado procurou responder às necessidades específicas destas regiões, promovendo investimentos que reforcem a sua competitividade nos mercados internacionais.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.