O exercício anual de dissuasão nuclear da NATO, o Steadfast Noon, vai começar na próxima semana e será sediado nos Países Baixos, com a participação de 71 aviões militares de 14 países, indicaram esta sexta-feira os responsáveis da aliança atlântica.
O exercício “envia um sinal claro a qualquer adversário em potencial de que iremos e podemos proteger e defender todos os aliados contra todas as ameaças”, salientou Mark Rutte, secretário-geral da NATO, numa mensagem gravada na base aérea de Volkel, nos Países Baixos, a principal sede do exercício deste ano.
NATO’s annual nuclear deterrence exercise – STEADFAST NOON – will start on 13 October.
The exercise is an important demonstration of the Alliance’s nuclear deterrent, and sends a clear message to any adversary that NATO can and will protect and defend all Allies 🛡️ pic.twitter.com/Tbv91mLHfm
— NATO (@NATO) October 10, 2025
As bases de Kleine Brogel, na Bélgica, Lakenheath, na Grã-Bretanha, e Skrydstrup, na Dinamarca, também estarão envolvidas, indicou a NATO. “Precisamos de fazer isso porque nos ajuda a garantir que a nossa dissuasão nuclear permaneça tão confiável, segura e eficaz quanto possível”, apontou Rutte.
O exercício não usa armas nucleares, mas simula cenários em que elas poderiam ser usadas, disseram autoridades da NATO.
Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, autoridades russas têm alertado algumas vezes sobre o perigo de um confronto nuclear com a NATO, que condenou tal retórica como irresponsável.
Nas últimas semanas, porém, as tensões nucleares diminuíram. No mês passado, o presidente russo, Vladimir Putin, ofereceu-se para manter por um ano os limites para armas nucleares estratégicas implantadas, estabelecidos no Novo Tratado START, que expira em fevereiro próximo.














